Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS EXAMES LABORATORIAIS REALIZADOS NO LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA DA BAHIA DE 2020 A 2022

Introdução

O Laboratório Central de Saúde Pública Profº Gonçalo Moniz (LACEN/BA) é responsável pela investigação diagnóstica de agravos e verificação da qualidade de produtos de interesse para a saúde pública, relacionados aos riscos epidemiológicos, sanitários, ambientais e da saúde do trabalhador, além de coordenar a Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública na Bahia. A pandemia da Covid-19 foi determinante para ampliação da capacidade técnica e operacional do LACEN/BA, propiciando a detecção molecular em tempo oportuno e sequenciamento genômico.

Objetivo (s)

O presente estudo tem como objetivo descrever o perfil de exames laboratoriais realizados no LACEN/BA no período de 2020 a 2022.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo transversal, em que os dados utilizados foram obtidos do Sistema GAL, sendo realizadas as frequências absolutas e relativas dos exames laboratoriais processados.

Resultados e Conclusão

Foram realizadas 6.986.239 análises relacionadas a doenças/agravos de interesse para a saúde pública com média de 2.328.746 exame/ano. A Unidade Central realizou 3.390.047 análises, o que corresponde a 48,5% do total de análises realizadas, destacando-se nesse período as análises de Biologia Molecular (59,7%), relacionadas ao diagnóstico laboratorial da Covid-19, bem como sorologia (20%), relacionada às arboviroses. Em 2021 percebeu-se um expressivo aumento no quantitativo de exames laboratoriais processados, em decorrência da pandemia da Covid-19, o que evidencia, por um lado, as iniciativas de gestão para execução do diagnóstico laboratorial do SARS-CoV-2, ao tempo que demonstra redução do diagnóstico referente a outras doenças, em razão do cenário pandêmico. Em contrapartida, em 2022, observou-se um decréscimo de cerca de 77% das análises relacionadas ao SARS-CoV-2, quando comparado ao ano anterior, muito provavelmente em função do avanço da vacinação e medidas de controle adotadas no estado. Quanto aos ensaios relacionados à vigilância sanitária e ambiental, houve predominância de ensaios para verificação da qualidade da água (84%), seguida de análises de alimentos (12,6%). Os resultados alcançados demonstram a capacidade de produção, viabilizada por ações estratégicas e iniciativas de gestão que possibilitaram ampliação da capacidade instalada e operacional, mediante renovação do parque tecnológico, reorganização dos processos de trabalho, aporte de novas tecnologias analíticas e estruturação de dashboard para monitorar indicadores e subsidiar o processo decisório.

Palavras-chave

Vigilância em saúde. Vigilância laboratorial.

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Mariana Nossa Aragão, Arabela Leal e Silva de Mello, Felicidade Mota Pereira, João Emmanuel Lima de Almeida, José Fernando de Araújo Neto, Jussara Lagos de Oliveira Silveira, Lucienne Rezende Mont’Alverne