Dados do Trabalho


Título

Explorando as Lições Aprendidas: Avaliação Qualitativa das Simulações do Programa de Formação em Emergências em Saúde Pública

Introdução

A simulação é um método ativo e inovador amplamente utilizado no treinamento de profissionais de saúde. Ela envolve a vivência de situações representativas para praticar, aprender e validar ações humanas. A simulação aprimora a resolução de problemas complexos e as habilidades de interação cognitiva e afetiva em ambiente controlado. O Programa de Formação em Emergências em Saúde Pública (Profesp), do Ministério da Saúde, promove simulações para capacitar profissionais envolvidos na preparação, vigilância e resposta a emergências em saúde pública. O método de lições aprendidas utiliza questionários para análise qualitativa dos resultados, identificando padrões e áreas de melhoria, visando aprimorar as práticas profissionais e competências em situações reais de emergência.

Objetivo (s)

Descrever as lições aprendidas resultantes de três simulações realizadas pelo Programa.

Material e Métodos

Foi utilizado instrumento contendo três perguntas chave envolvendo pontos positivos, pontos críticos e sugestão de melhorias, as quais foram respondidas pelos participantes das simulações. A análise qualitativa dos resultados foi realizada por meio de cruzamento de informações e construção de aglomerados.

Resultados e Conclusão

A partir dos três simulados, obteve-se o total de 50 respostas, sendo essas agrupadas, podendo se ter mais de uma resposta por participante. Com relação aos pontos positivos, 74% relatou o trabalho interdisciplinar, ou seja, a colaboração entre profissionais de diferentes áreas, proporcionando um trabalho conjunto mais eficiente. A imersão em ambiente da prática profissional foi citada por 40% dos participantes. Foi, portanto, valorizada a vivência em um ambiente real, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades específicas. As áreas para melhorias estiveram relacionadas ao tempo da simulação, seja para alinhamento prévio da metodologia (36%), ou para se ter maior duração total do simulado (10%) e, consequentemente, melhor aproveitamento. Quanto à capacitação dos participantes, as áreas a serem aprimoradas incluem o conhecimento do organograma e fluxo processual de trabalho (42%) e maior integração e compartilhamento de conhecimento (18%). A simulação apresentou resultados positivos, destacando o trabalho interprofissional, a imersão no ambiente prático e identificando oportunidades de melhorias relacionadas ao planejamento prévio, duração do simulado, conhecimento dos processos de trabalho e integração entre os participantes.

Palavras-chave

emergências em saúde pública, formação profissional, simulação.

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Paula Orofino Moura Costa, Taynná Vernalha Rocha Almeida, Joelma Ferreira Gomes Castro, Danielly Portes Schelle, Hudson Gabriel Virtuoso Fontenele, Paola Freitas de Oliveira, Mateus Sallas Bandeira de Mello, Carolina Musso, Edenilo Baltazar Barreira Filho, Márcio Henrique de Oliveira Garcia