Dados do Trabalho


Título

Soroprevalência da doença de Chagas em regiões endêmicas no Norte de Minas Gerais, Brasil.

Introdução

A doença de Chagas (DC), causada pelo protozoário T.cruzi (Chagas,1909), é considerada uma doença tropical negligenciada, que ainda aflige muitos países da América Latina, incluindo o Brasil. De acordo com OPAS, menos de 10% das pessoas portadoras da DC recebem o diagnóstico sorológico prévio, isso leva à forma crônica da doença e ao tratamento tardio.

Objetivo (s)

Avaliar a prevalência da doença de Chagas de acordo com a faixa etária em municípios endêmicos.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo transversal realizado nos municípios de Catuti, Mirabela, Mato Verde, Monte Azul e São Francisco, no Estado de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu de dezembro de 2021 a dezembro de 2022. Foi conduzido cálculo amostral por faixa etária. Os critérios de inclusão foram indivíduos com idade superior a 4 anos, e que pertenciam à área de cobertura da ESF e sem diagnóstico prévio da DC. Os participantes foram entrevistados e tiveram o sangue coletado para realização do teste sorológico. As sorologias foram realizadas pela Fundação Ezequiel Dias—FUNED. As variáveis analisadas foram o resultado de sorologia, categorizado em negativo (Negativo/Inconclusivo) vs. positivo (Positivo) e a idade, que foi estratificada por faixas etárias (04 a 14, 15 a 49 e 50 anos ou mais). Foi realizado uma análise descritiva da prevalência segundo a faixa etária dos participantes e estimadas frequências absolutas (n) e relativas (%).

Resultados e Conclusão

Participaram deste estudo 2978 indivíduos que contemplou o cálculo amostral proposto por faixa etária. Dentre eles, 272 (9,1%) foram soropositivos para DC. De acordo com as faixas etárias foi possível observar uma prevalência de 18,7% entre os participantes com 50 anos ou mais, de 5,5% entre os participantes de 15 a 49 anos e de 0,9% entre os menores de 14 anos. Conclusão: Nosso estudo demonstra que ainda existem portadores da DC que desconhecem sua condição e as prevalências por faixa etária apresentadas estão acima da média nacional prevista. Faz-se necessário estratégias de rastreamento eficazes a fim de oportunizar diagnóstico precoce.

Palavras-chave

Doença de Chagas; T.cruzi; Rastreio sorológico

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Dardiane Santos Cruz, Samara Fernandes Leitw, Mathaus Henrique Reis Silva, Ana Clara de Jesus Santos, Andrea Brito de Souza, Antônio Luiz Pinho Ribeiro, Felipe Dias da Silva, Ester Cerdeira Sabino, Thallyta Maria Vieira, Ariela Mota Ferreira, Israel Molina Romero