Dados do Trabalho
Título
Estudo seccional do perfil epidemiológico das notificações de sífilis congênita no período de 2017 a 2023 no município de Vitória da Conquista – Bahia.
Introdução
A sífilis congênita manifestada é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Treponema pallidum adquirida pelo feto por transmissão vertical ou recém-nascido por vezes através de lesões maternas durante o parto, manifestando-se até os 2 anos de idade. É uma infecção cuja incidência vem crescendo no Brasil, fato que reflete nos cuidados preventivos, diagnósticos e terapêuticos do acompanhamento pré-natal.
Objetivo (s)
Descrever o perfil sociodemográfico e epidemiológico dos casos confirmados de sífilis congênita notificados no município de Vitória da Conquista-Bahia, entre 2017 e 2023.
Material e Métodos
Estudo transversal e descritivo, com dados da população notificada com sífilis congênita entre 2017-2023, no município de Vitória da Conquista – Bahia, a partir das notificações do Sistema de Notificação de Agravos disponibilizados, da Secretaria Municipal de Saúde.
Resultados e Conclusão
Foram notificados 298 casos novos de sífilis congênita no período 2017-2023, 25,8% (n=77) residentes de Vitória da Conquista e 74,1% (n=221) provenientes de outros municípios pactuados na região sudoeste do estado. A maioria das notificações foram do hospital maternidade referência da região e um hospital privado. Em Vitória da Conquista, foi observada maior incidência nos anos de 2017, 2018 e 2019, com 20, 21 e 15 casos, respectivamente. Em 2021, foram confirmados apenas 2 casos; e em 2022, 7 casos confirmados. A maior parte dos casos do município referido foram do sexo masculino (42,9%) e 16,9% tiveram o campo sexo ignorado; 59,7% eram de raça/cor parda e 29,9% tiveram o campo de registro da notificação ignorado. Os casos eram, em sua maioria, filhos de mães residentes na zona urbana (80,5%). Diante desse cenário é possível observar a importância do rastreio de soropositividade para sífilis ainda no pré-natal para evitar a transmissão vertical e direcionar os cuidados durante o parto. Além disso, o perfil atribuído revela maioria residente em zona urbana, dado possivelmente associado a concentração populacional e maior acesso a serviços de testagem e diagnóstico. Assim, a triagem rotineira faz-se importante para notificação e direcionamento, a fim de evitar maiores consequências às crianças com sífilis congênitas com tratamento tardio.
Palavras-chave
Sífilis Congênita; Transmissão Vertical de Doenças Infecciosas; Epidemiologia.
Área
Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Iuri Gabriel Luz Santana Santos, Abraão Martins do Nascimento, Maria Carolina Oliveira Figueiredo, Leandro de Almeida Moreira, Taynara Emanuella Gomes de Almeida, Ana Luísa Souza Meira, Camila Silveira Silva Teixeira, Cristina da Costa Oliveira, Geraldo Lino da Silva Junior, Martha Cerqueira Reis, Mauro Fernandes Teles