Dados do Trabalho
Título
Elaboração participativa de materiais educativos como estratégia para potencializar a educação em saúde sobre hanseníase em um distrito no interior do estado do Ceará
Introdução
A hanseníase é uma doença negligenciada que pode gerar incapacidades físicas e estigma. Apesar do alto número de casos no Brasil, permanece invisibilizada, expressando-se sobretudo em comunidades vulneráveis. Nesse cenário, estratégias de educação em saúde contribuem para a redução do estigma e para o aumento da demanda por serviços de saúde e assistência, a partir de uma população bem-informada e corresponsável pelo cuidado.
Objetivo (s)
Elaborar materiais educativos de modo participativo para promover educação em saúde sobre hanseníase.
Material e Métodos
Estudo metodológico descritivo, vinculado ao Projeto Desenvolvimento Inclusivo para Pessoas Acometidas pela Hanseníase e/ou com Deficiências, promovido pela Fundação NHR Brasil no distrito de Jaibaras, município de Sobral (CE). Para elaboração dos materiais foram consultadas pessoas afetadas pela hanseníase, familiares e profissionais do local, identificando informações que necessitavam ou que consideravam relevante compartilhar, a saber: o que é hanseníase; sinais e sintomas; transmissão; diagnóstico e tratamento; estigma e vulnerabilidades; direitos sociais e abordagem inclusiva, este último incluindo deficiências (causadas ou não pela hanseníase) e avaliado por pessoas com deficiências.
Resultados e Conclusão
De janeiro de 2022 a maio de 2023 foram elaborados 4 folders, 2 cartazes, 1 banner, 3 spots para carro de som, 2 vídeos para mídias acessadas no local e 3 jogos. Esses materiais alcançaram pessoas acometidas pela hanseníase, familiares, comunidade, profissionais das áreas da saúde, educação, direitos humanos e assistência social, estimando um total de 7.732 pessoas. A divulgação dos materiais foi aliada a estratégias como rodas de conversa, cafés, processos formativos e ações de mobilização, realizadas com 14 organizações, visando articulação intersetorial e sustentabilidade das ações. A abordagem participativa na elaboração dos materiais educativos permitiu que as vozes das pessoas acometidas pela hanseníase fossem acolhidas e ampliadas, garantindo que os materiais contemplassem as informações relevantes para o distrito. É fundamental garantir o acesso da população aos conteúdos desenvolvidos, além de estabelecer mecanismos para monitoramento e avaliação da efetividade desses materiais na conscientização da comunidade, e na busca pelos serviços. A elaboração participativa de materiais educativos potencializou a abordagem da hanseníase no distrito de Jaibaras e localidades próximas.
Palavras-chave
Hanseníase, Inovação em Saúde e Tecnologia
Agradecimentos
Fundação NHR Brasil
Área
Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado
Autores
Socorro Emanuela Nunes da Silva, Stefânia Graciano Gameleira, Héllen Xavier Oliveira, José Alexandre Menezes da Silva