Dados do Trabalho


Título

ESTUDO PRELIMINAR DA GENOTOXICIDADE DO ÉTER N-BUTIL DILAPIOL EM CAMUNDONGOS BALB/C

Introdução

O semissintético éter n-butil dilapiol (EBD) possui um potencial efeito no controle de Aedes aegypti e Aedes albopictus, transmissores do vírus da dengue e outras arboviroses. Porém, são necessários estudos sobre o risco da exposição desta substância em humanos e demais animais. Dessa forma, testes de genotoxicidade são indispensáveis para o estabelecimento do controle de qualidade em saúde.

Objetivo (s)

Avaliar a genotoxicidade do EBD em células da medula óssea de camundongos Balb/C, por meio do teste do micronúcleo.

Material e Métodos

foram utilizados 60 camundongos Balb/C, machos, sendo cinco animais por grupo, utilizando tratamento múltiplo, durante três dias. Estes foram tratados por gavagem, com concentrações de 25%, 50% e 100% da dose máxima tolerada (DMT) do EBD. O grupo controle negativo (CN) recebeu água filtrada. No grupo controle solvente (CS) foi administrado o dimetil sulfóxido a 5%. Do EDB foram usadas as concentrações de 25%, 50% e 100% da dose máxima tolerada (DMT). No grupo controle positivo (CP) foi utilizada o metil metanosulfonato (40 mg/kg). Foi coletada a medula óssea, em 24 (n= 30) e 48 horas (n=30) após o tratamento, por meio da remoção dos fêmures. O teste do micronúcleo foi realizado de acordo com o guideline OECD 474, para verificar a presença de micronúcleo em eritrócitos policromáticos. Foi realizada ANOVA e teste de Tukey (p <0,05), por software R, versão 4.1.0.

Resultados e Conclusão

Apenas a concentração de 100% da DMT do EBD apresentou diferença estatisticamente significativa da frequência de micronúcleos nos eritrócitos policromáticos analisados, se comparado ao CN e CS, nos tempos de 24 e 48 h. O EBD mostrou-se não genotóxico em camundongos Balb/C, nas concentrações de 25 e 50% da DMT, com tratamento múltiplo. Contudo, mais estudos são necessários para o completo estabelecimento de risco do uso desta substância como larvicida contra Ae. aegypti e Ae. albopictus

Palavras-chave

Biolarvicida. Controle vetorial. Aedes aegypti. Teste do micronúcleo.

Agradecimentos

INCT ADAPTA II/INPA/CNPq/FAPEAM (processo 465540/2014-7); FAPEAM/SEPLANCTI/Governo do Estado do Amazonas, POSGRAD, n. 002/2016; CNPq/FAPEAM projeto universal 1036/2011.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Daniel Luís Viana Cruz, Neiva Silva de Vasconcelos, Sabrina da Fonseca Meireles, Junielson Soares da Silva, Ana Cristina da Silva Pinto, Francisco Célio Maia Chaves, Plínio Pereira Gomes Júnior, Míriam Silva Rafael