Dados do Trabalho


Título

Formas clínicas da Hanseníase no Estado do Tocantins entre os anos de 2014 a maio de 2023

Introdução

A hanseníase é transmitida através do contato contínuo de gotículas contendo bacilo de Hans com o indivíduo. Esta é classificada em multibacilar quanto se tem acima de cinco lesões na pele, e paucibacilar quanto se tem abaixo de cinco. Quanto à forma clínica, a hanseníase pode ser classificada como dimorfa, quando a presença de lesões de pele com características da forma tuberculóide ou lepromatosa; a indeterminada é a forma intermediária com poucas lesões cutâneas e perda ou diminuição da sensibilidade; na tuberculóide existem lesões únicas ou poucas lesões, com perda de sensibilidade e limitada disseminação da doença; e a forma virchowiana é a forma mais grave e contagiosa com lesões disseminadas na pele, mucosas e nervos periféricos, com perda de sensibilidade e deformidades nos membros e rosto.

Objetivo (s)

Identificar as formas clínicas da hanseníase no estado do Tocantins.

Material e Métodos

Utilizou-se o método epidemiológico para descrever os casos de hanseníase quanto a suas especificidades clínicas entre os anos de 2014 a maio de 2023 no estado do Tocantins. O banco de dados Integra Saúde foi utilizado para realizar a busca.

Resultados e Conclusão

Entre os anos de 2014 a maio de 2023 foram notificados 13.526 casos de hanseníase no Tocantins, a classificação prevalente da hanseníase no estado é a forma multibacilar, determinante em todos os anos de estudos com média de 63,29% (8.560), 14,53% (1.965) foram na forma paucibacilar, e 22,19% (3.001). Quanto às formas clínicas, a prevalente é a dimorfa, seguida de Virchowiana, Indeterminada e tuberculóide, respectivamente. Entre os anos de 2014, 2015 e 2016 a forma tuberculóide prevaleceu como a segunda maior, já entre os anos de 2022, 2021, 2020, 2019 e 2017 a forma indeterminada permaneceu com os maiores casos, e o ano de 2018 a Virchowiana. 55,02% dos casos totais obtiveram cura total, sendo o restante dividido entre diagnóstico errado, transferência, abandono ou óbito. A hanseníase apresenta como principal classificação no estado do Tocantins a forma multibacilar, e como forma clínica dimorfa, apresentando um perfil incongruente ao recorte temporal dos anos estudados.

Palavras-chave

Hanseníase. Formas clínicas. Tocantins.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Cianny Rodrigues Silva Ximenes, Dennis Gonçalves Novais, Marcia Guelma Santos Belfort, Deislene Ribeiro da Silva, Andreza Feitosa Silva, Delmara Martins Barbosa, Maiane Araujo da Costa, Lunalva Aurelio Pedroso Sallet , Sheila Cristina Teixeira Fonseca, Tainara Silva da Conceição, Herculano Rodrigues Silva