Dados do Trabalho


Título

Divergências entre o LIRAa e a notificação de casos de dengue em Mato Grosso do Sul.

Introdução

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) e a notificação de casos de dengue são duas ferramentas utilizadas no monitoramento e controle da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Embora tenham abordagens distintas, ambas desempenham um papel importante na prevenção e combate à dengue. No estado de Mato Grosso do Sul (MS) tais ferramentas são monitoradas e analisadas pelas Coordenadoria Estadual de Controle de Vetores (CECV) e Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (CEVE).

Objetivo (s)

Relacionar os resultados obtidos do LIRAa e a incidência de casos prováveis de dengue no estado de MS no mês de janeiro de 2023.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo da comparação do consolidado do LIRAa disponibilizado pelo CECV, que consiste em uma síntese das informações sobre os índices de infestação predial, a identificação dos principais criadouros do mosquito Aedes aegypti, de janeiro de 2023 no estado do MS e a incidência dos casos prováveis de dengue até a última Semana Epidemiológica (SE) do mês referido, SE 4, disponibilizado pela CEVE.

Resultados e Conclusão

Os resultados do consolidado no mês de janeiro de 2023 destacaram 7 municípios do estado de MS em Alto Risco, 38 em Médio Risco e 22 em Baixo Risco. Dos 7 municípios, apenas 2 dos relacionados estava em alta incidência para os casos prováveis na SE 4. Bem como, dos 11 municípios em alta incidência de casos no boletim epidemiológico da SE 4, dois foram constatados como Baixo Risco no LIRAa. Essas divergências podem ocorrer por diversos motivos, como subnotificação dos casos, diagnóstico incorreto de outras doenças febris, falta de acesso aos serviços de saúde, falta de consciência da população sobre a importância da notificação ou até mesmo a presença de casos assintomáticos que não são detectados. Essas informações são essenciais para direcionar as ações de controle, permitindo que sejam adotadas estratégias específicas de acordo com o nível de infestação encontrado e a notificação permite o monitoramento da ocorrência da doença ao longo do tempo, identificação de surtos e epidemias, e a elaboração de estratégias de prevenção e controle.

Palavras-chave

Aedes aegypti, Vigilância epidemiológica, Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti.

Agradecimentos

Á Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.

Área

Eixo 08 | Arboviroses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Larissa Domingues Castilho Arruda, Bianca Modafari Godoy, Jéssica Klener Lemos dos Santos, Ana Paula Resende Goldfinger, Frederico Jorge Pontes Moraes, Marcello Fraiha, Danila Fernanda Rodrigues Frias, Luiz Henrique Ferraz Demarchi, Marta Giovanetti, Luiz Carlos Júnior Alcântara, Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves