Dados do Trabalho


Título

Desempenho do teste rápido IMMY® sona Aspergillus para detecção de galactomanana em amostras de secreção traqueal de pacientes com Aspergilose Associada à Covid-19 (CAPA)

Introdução

A aspergilose é uma infecção fúngica oportunística que tem afetado um número expressivo de pacientes COVID-19 sob cuidados de terapia intensiva. O diagnóstico aspergilose associada à COVID-19 (CAPA) requer avaliações clínica e radiológicas, além da realização de testes laboratoriais em amostras de lavado broncoalveolar ou biópsias pulmonares. No entanto, a coleta desses materiais biológicos demanda procedimentos e equipamentos pouco disponíveis em países mais pobres ou em desenvolvimento, como no caso do Brasil. Assim, a determinação de galactomanana (GM) em secreção traqueal (ST) tem sido uma opção considerada para o diagnóstico de CAPA. Contudo, os estudos para avaliar a performance dos testes diagnósticos utilizando ST são escassos.

Objetivo (s)

Determinar a performance do teste rápido IMMY® sona Aspergillus para detecção de GM em amostra de ST de pacientes com CAPA.

Material e Métodos

Foram incluídos no estudo, 65 pacientes com COVID-19 crítica, com quadro clínico e tomográfico de CAPA em dois hospitais terciários de Campo Grande, MS, Brasil, no período de junho de 2021 a setembro de 2022. As definições de diagnóstico de CAPA comprovada, provável e possível foram propostas pela ECMM/ISHAM que incluem critérios clínicos, tomográficos e microbiológicos. Para o presente estudo, foi utilizada a detecção de GM em ST pelo método de ELISA (Platelia Aspergillus EIA, Bio‐Rad®) como o critério microbiológico. As amostras de ST também foram submetidas ao teste rápido (IMMY® sona Aspergillus).

Resultados e Conclusão

Foram identificados 15/65 (23%) pacientes com CAPA possível, com média de idade de 65 (34-98) anos, tempo médio de admissão em UTI para diagnóstico de CAPA foi de 14,9 dias; e a mortalidade foi de 66,7%. A análise de acurácia do teste rápido para amostras de ST em relação ao teste de ELISA revelou sensibilidade=93%, especificidade=94%, valor preditivo positivo=82%, valor preditivo negativo=98% e razão de verossimilhança para teste positivo=15.5. A concordância entre os testes foi de 82,6% e a acurácia geral de 94%. Nas condições ensaiadas, o teste rápido para detecção de GM em amostras de ST apresentou ótima performance, mostrando-se uma opção rápida para o diagnóstico de CAPA possível e assim, oportunizando um tratamento antifúngico mais precoce e subsequente diminuição da mortalidade em locais onde a realização de broncoscopia é limitada ou indisponível.

Palavras-chave

Covid-19, CAPA, galactomanana

Agradecimentos

Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (Projeto FUNDECT 71/015.984/2022); CNPq (422757/2021-7), CAPES

Área

Eixo 12 | Infecções causadas por fungos

Autores

Arthur Pereira dos Santos, Danielle Gomes da Silva, Taynara Nogueira Martins, Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves, Marcia de Souza Carvalho Melhem, Alexandre Bertucci Albuquerque, Anamaria Mello Miranda Paniago, Caroline Tieppo Flores de Oliveira, Ana Luiza Canassa, Cláudia Elizabeth Volpe-Chaves, James Venturini