Dados do Trabalho
Título
Projeto "Minha Escola Nota 10": Impacto na Cobertura Vacinal em Crianças e Adolescentes no ano de 2022.
Introdução
A história recente da política de imunização no Brasil começou em 1973, com o término da campanha de erradicação da varíola, iniciada em 1962, e a criação do Programa Nacional de Imunização (PNI). O PNI desempenha um papel fundamental na saúde pública, sendo essencial a cobertura vacinal adequada entre crianças e adolescentes. Por isso, no Rio Grande do Norte, o programa estadual de imunização, preocupado com a baixa cobertura vacinal, implementou o projeto "Minha Escola Nota 10". Esse projeto procura incentivar a imunização das faixas etárias que fazem parte do público-alvo. Entre as vacinas do calendário infantil estão os reforços para DTP (difteria, tétano e coqueluche), poliomielite, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), influenza, febre amarela, HPV, Hepatite B e COVID-19. Considerando que a COVID-19 ainda é uma das principais preocupações da saúde pública, pois uma parcela do público elegível a vacinação ainda não a cumpriu, torna-se cada vez mais importante incentivar o cumprimento do calendário vacinal.
Objetivo (s)
O objetivo deste trabalho é analisar a adesão das escolas, a administração de doses de vacinas e o impacto na cobertura vacinal, e
ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes.
Material e Métodos
A metodologia escolhida para a realização desta pesquisa baseou-se em um estudo de caráter descritivo, com abordagem quantitativa. Foi utilizado um formulário online para acompanhar a adesão das escolas ao projeto, bem como a quantidade de doses de rotina e de COVID-19 administradas durante o período.
Resultados e Conclusão
Observou-se um aumento no número de doses administradas, evidenciando o impacto positivo do projeto. Destacando-se à importância da vacinação no ambiente escolar. Completar o esquema vacinal contra a COVID-19 e as vacinas de rotina pode garantir uma proteção eficaz contra casos graves e mortes por COVID-19, além de prevenir outras doenças. A atuação das equipes de vacinação nas escolas contribui para a melhoria da cobertura vacinal e a redução da demanda reprimida. A interação entre profissionais vacinadores e educadores promove a saúde e a prevenção de doenças nas crianças. A ampliação da articulação entre saúde e educação representa um caminho para melhorar a cobertura vacinal e promover o bem-estar coletivo.
Palavras-chave
Saúde pública, Saúde escolar, Vacinação, Cobertura vacinal, Educação em saúde.
Agradecimentos
A equipe do Programa Estadual de Imunização, pelo belíssimo trabalho para Saúde Potiguar.
Área
Eixo 05 | Imunizações/ Saúde do viajante
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
SIMONE BAPTISTA DOS ANJOS ANDRADE, JOCELLY DE OLIVEIRA BENTO , ANA BEATRIZ GURGEL GOMES, LAIANE GRAZIELA PAULINO DA COSTA, KATIUCIA ROSELI SILVA DE CARVALHO , IRACI NESTOR DE SOUZA ALMEIDA , MICHELLINE JOSUÁ COSTA MACIEL, HAYWSA THALITA BEZERRA, MIRLEY CARLA MEDEIROS MODESTO