Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO DA LEISHMANIOSE CUTÂNEA EM IDOSOS COM ANFOTERICINA B LIPOSSOMAL: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO

Introdução

A leishmaniose cutânea (LC) é um importante problema de saúde pública no Brasil, e nos últimos anos vem aumentando em idosos. LC em idosos é um desafio terapêutico, pois o antimonial pentavalente não é recomendado devido à toxicidade. A anfotericina B lipossomal é uma terapia sistêmica atraente neste grupo, devido ao potencial de menor toxicidade e melhor eficácia. No entanto, há pouca experiência e falta de dados sobre a dosagem mais baixa associada a menor toxicidade e boa eficácia.

Objetivo (s)

Identificar a dose de anfotericina B lipossomal associada à maior taxa de cura em idosos.

Material e Métodos

Este estudo randomizado, controlado e duplo-cego incluiu 28 pacientes com 60 anos ou mais da área endêmica de Corte de Pedra, Bahia, Brasil, com LC localizada e ulcerada. A randomização foi realizada pelo site www.randomization.com. O diagnóstico foi confirmado pela PCR positiva para L. braziliensis em tecido obtido de úlceras. Os grupos foram tratados com anfotericina B lipossomal com 3 doses totais diferentes: Grupo 1 (G1) recebeu 12 mg/kg, Grupo 2 (G2): 18 mg/kg e Grupo 3 (G3): 24 mg/kg. A droga era usada duas vezes por semana em regime hospital-dia. Avaliações clínicas e laboratoriais foram realizadas antes do início da terapia (D0), e nos D15, D30, D60, D120 e D180.

Resultados e Conclusão

As médias de idade dos grupos G1, G2 e G3 foram: 68,5; 72,5 e 67,4. O número de lesões variou de 1 a 3. O menor tempo de cicatrização (dias) foi de 57,0 (G3) comparado a 92,5 (G1) e 67,5 (G2). As taxas de falha foram de 15% (G1), 37,5% (G2) e 0% (G3). Níveis aumentados leves e transitórios de creatinina e/ou uréia foram documentados em menos de 30% dos indivíduos.
A anfotericina B lipossomal na dosagem total de 24 mg/kg apresenta alta taxa de cura e é segura para o tratamento da LC em idosos.

Palavras-chave

Leishmaniose cutânea; anfotericina B lipossomal; idoso; L. braziliensis.

Agradecimentos

FAPESB – Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia edital 003/2017; INCT-DT.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

Samir Azouz, Ednaldo Lago, Luiz Guimarães, Sandra Nolasco, Edgar Carvalho, Paulo Machado