Dados do Trabalho
Título
INJÚRIA RENAL AGUDA EM ACIDENTE OFIDICO POR BOTHROPS ATROX: UM RELATO DE CASO
Objetivos(s)
Relatar um caso de acidente ofídico por Bothrops atrox em um hospital de referência na Amazônia Brasileira
Relato do Caso
Paciente do sexo feminino, 62 anos de idade, residente de área rural no interior de Manaus-AM. Foi admitida no pronto atendimento no dia 31/01/23 após relatar picada na mão direita com lesão aparente enquanto realizava limpeza em sua residência. Chegou apresentando dor moderada e o acidente classificado como leve, sendo administrado 3 ampolas de soro antibotrópico. No D2 de internação evoluiu com dor intensa, piora nos sinais inflamatórios, presença de abscesso no local da lesão, edema em 3 segmentos do MSD, leucocitose, TAP e TC incoaguláveis, aumento expressivo das escorias nitrogenadas sendo o caso reclassificado como acidente ofídico moderado. Avaliada pela equipe de cirurgia descartada a possibilidade de síndrome compartimental, foi realizada a drenagem do abcesso e início da antibioticoterapia com Ceftriaxona (1G/EV) por 7 dias. Paciente apresentou anuria por cerca de 48h com alterações na creatinina (8,3 mg/dl) e ureia (223 mg/dl) e no D3 realizou-se a primeira sessão de hemodiálise. No D4 paciente testou positivo para Covid-19, apresentando ansiedade, picos hipertensivos e relutância ao tratamento. No D11 de internação o caso evoluiu com anasarca, níveis ainda elevados de creatinina e ureia. Após 21° dias de internação além de apresentar injuria renal aguda, caracterizou-se um quadro de anemia normocítica (Hb 8,3 g/dl) acompanhada de plaquetopenia (21.890/mm3) sendo necessário a realização de transfusão sanguínea.
Conclusão
Após 42 dias de internação hospitalar evoluiu com melhora gradativa da função renal, foi necessário em sua totalidade 11 sessões de hemodiálise e 2 transfusões sanguíneas, a paciente recebeu alta hospitalar com prescrições para o tratamento de HAS identificada durante sua internação.
Palavras-chaves: envenenamento; serpente; acidente; Amazonas; injúria renal aguda
Agradecimentos
Agradecimentos as instituições pelo apoio e incentivo, Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, Universidade Estadual do Amazonas - UEA e Programa de Pós Graduação em Medicina Tropical (PPGMT/UEA).
Área
Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Dessana Francis Chehuan, Talyson Aparici Gomes, Mailma Costa Almeida, Kathleen Maclenny Pereira Carvalho, Yasmin Silva Mendes, Débora Nery Oliveira, Wuelton Marcelo Monteiro, Jacqueline Almeida Gonçalves Sachett