Dados do Trabalho


Título

Estratégias efetivas para o controle de mosquitos em ambientes hospitalares também podem funcionar para o controle de moscas?

Introdução

Moscas e mosquitos podem colonizar os mesmos ambientes, inclusive as unidades de saúde (US), e causar agravos e incômodos diversos, além poderem atuar como vetores mecânicos e biológicos de bactérias e vírus. Portanto, as ações para o controle destes insetos devem ser uma prioridade para os serviços de saúde pública. Estudo recente realizado em ambiente hospitalar, infestado simultaneamente por Aedes aegypti e Culex quinquefasciatus, comprovou o impacto do uso continuado da Isca Tóxica de Açúcar (ITA) sobre a densidade populacional dos mosquitos, na fase adulta.

Objetivo (s)

Relatos de diminuição da presença de moscas nesta mesma unidade de saúde também foram registrados, aspecto que motivou a investigação da eficácia da ITA como ferramenta para o controle pontual de moscas.

Material e Métodos

Para isso, duas armadilhas para a captura de larvas de moscas, iscadas com carne bovina moída putrefata, foram instaladas na área externa do Hospital Municipal Francelino Raimundo Aragão, localizado na cidade de Santa Cruz do Capibaribe/PE, onde permaneceram por três dias consecutivos. Posteriormente o material foi recolhido e enviado ao Instituto Aggeu Magalhães/IAM-Fiocruz, onde as larvas foram mantidas em gaiolas de contenção até a obtenção das moscas na fase adulta. Grupos de 10 moscas foram expostos a uma suspensão de sacarose e ivermectina (<1%) embebida em chumaço de algodão, para a verificação do efeito adulticida. Aos grupos-controle foi oferecida apenas a suspensão de sacarose. A mortalidade foi observada 24h e 48h após a alimentação Ad. Libitum.

Resultados e Conclusão

Os resultados revelaram a coleta de exemplares de duas famílias de moscas necrófagas, Fanniidae e Sarcophagidae. No grupo-Fanniidae mortalidade total de machos e fêmeas foi alcançada após 24h da exposição à ITAIvermec, enquanto no grupo-Sarcophagidae o percentual foi de 90%, com 100% de mortalidade registrado em 48h. No grupo-controle, todas as moscas permaneceram vivas no mesmo período de observação. Esses dados revelam a eficácia da ITAIvermec para as moscas coletadas em campo e também revelam seu potencial para uso em US, a fim de evitar a proliferação de potenciais vetores mecânicos de bactérias e fungos patogênicos, bem como de causadores de miíases humanas e animais.

Palavras-chave

Controle de Moscas; Controle em Unidades de Saúdes; ITAIver.

Agradecimentos

PROEP/IAM-Facepe (APQ-1707-2.13/15); INOVA-IAM/Facepe (APQ-0318-2.13/19); CAPES

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

Jaziela de Arruda Mendonça, Henrique Rafael Pontes Ferreira, Helena Emanuela Cândida da Silva, Edinalda Miriam dos Santos, Roberval José de Araújo, Simone Queiroz Aragão de Araújo, Cândida Maria Nogueira Ribeiro, Simão Dias de Vasconcelos Filho, Maria Alice Varjal de Melo Santos