Dados do Trabalho


Título

Explorando as condições de água, saneamento e higiene e sua relação com síndromes diarreica e respiratória em comunidades de Salvador, Bahia, Brasil

Introdução

Objetivo (s)

A fim de direcionar estratégias de intervenção WASH (water, sanitation and hygiene), o objetivo do trabalho foi caracterizar e relacionar frequências individuais sobre água, saneamento e higiene com síndromes diarreica e respiratória autorrelatadas por moradores de comunidades de Salvador-BA.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo transversal, conduzido entre setembro de 2021 e abril de 2022. Aplicou-se inquérito domiciliar semiestruturado dividido em aspectos sociodemográficos, acesso e distribuição de WASH, bem como sintomatologia autorreferida comum às síndromes diarreica e respiratória. Foram coletados dados de 511 participantes.

Resultados e Conclusão

A população é composta, majoritariamente, por mulheres (61.4%), de raça/cor preta ou parda (94.7%), com nível de escolaridade sem alfabetização completa (42.8%) e renda per capita média equivalente a 35% do salário-mínimo vigente em 2022. Quanto à sintomatologia, 233 dos 511 participantes (45,6%) relataram sintomas comuns à síndrome respiratória (SR) nos últimos seis meses. Houve uma relação estatística entre SR e as variáveis de gênero, presença de animais domésticos e escolaridade. Já no tocante à água, saneamento e higiene, observou-se uma inadequação, com maior proporção dos participantes residindo em até 10 metros de esgoto a céu aberto (cerca de 80%), incapazes de se higienizar após atividades sujas (60.1%) devido às frequentes interrupções na distribuição de água (90.2%). Além disso, hábitos como armazenar água e compartilhar banheiros com residentes de outras casas estiveram relacionados à síndrome diarreica e síndrome respiratória, respectivamente. Esse resultado possibilita a realização de um framework sobre acesso e distribuição de água, saneamento e higiene relacionadas à saúde dos indivíduos e a aplicação de intervenções governamentais mais direcionadas em comunidades expostas à vulnerabilidade socioambiental.

Palavras-chave

Diarreia. Epidemiologia. Infecções respiratórias. Pobreza e saúde. WASH.

Agradecimentos

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Autores

Camile Andrade , Priscilla Elizabeth F. Santos, Roberta Coutinho, Cleber Cremonese , Juan Pablo Aguilar Ticona , Fábio Neves Souza , Federico Costa