Dados do Trabalho


Título

DESENHO DE ALVOS IN SILICO DE siRNA PARA O HIV-1

Introdução

O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é um retrovírus que apresenta estruturalmente o envelope e o capsídeo viral, esses vírus são conhecidos por ocasionar a AIDS (Síndrome da imunodeficiência humana). O HIV pertence à família dos lentivírus, sendo uma família capaz de promover infecções persistentes e de progressão lenta, por isso produzem degeneração progressiva do sistema imunológico.
O Brasil apresenta números bastantes elevados estatisticamente para infecções por HIV. Dados apresentados pelo SINAN mostram que de 2007 até junho de 2022, foram notificados no Sinan 434.803 casos de infecção por HIV, onde a maior parte dos casos notificados foram na região Sudest.

Objetivo (s)

Realizar uma busca in sílico de possíveis alvos para o siRNAs no genoma do HIV-1. Além de validar computacionalmente os alvos de acordo com sua eficiência em relação ao genoma viral.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo experimental in sílico e como objeto de estudo foram utilizadas 20 sequências de genomas completos de HIV-1 de diferentes países do Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia (NCBI). Foram selecionados 10 países sendo utilizadas 2 sequências e cada um dos seguintes países: Cuba, Coreia do Sul, Estados Unidos, Paquistão, Nigéria, Alemanha, Reino Unido, Peru, Rússia e Brasil. .
Essas sequências também foram importadas para a plataforma UGENE v38.1, utilizando o pacote ClustalW para alinhar as sequências, obter a consensus e analisar os genomas. Também foram utilizados protocolos avaliativos para realizar a análise das sequências escolhidas e verificar a confluência com o genoma humano, evitando uma compatibilidade maior que 30%.

Resultados e Conclusão

A análise realizada resultou em 18 sequências dentro das regiões mais conservadas da consensus dos genomas virais onde foram escolhidos apenas 5 alvos, limitando a um alvo por gene nas regiões conservadas. A seleção cinco sequências que atuem em genes diferentes foi a melhor escolha para um bom resultado terapêutico.
Os resultados apresentados pelo processamento dos siRNAs demonstraram que sequências desenhadas possuem uma boa atuação no alvo, quando vistos através dos critérios predispostos durante a pesquisa. Assim tornando-se excelentes opções para estudos in vitro para possível uso terapêutico no futuro. No entanto, ressalta-se que os alvos ainda necessitam de predição de ligação do siRNAs fora dos alvos escolhidos

Palavras-chave

HIV-1; siRNA; Biologia Computacional; Terapêutica com RNAi

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Douglas Matheus Trindade Guimarães, Maria Clara da Silva Lobo, Evelly Stefany Leal Marques, Pedro Augusto Cordovil dos Santos, Samir Mansour Moraes Casseb