Dados do Trabalho


Título

A ocorrência de períodos epidêmicos de dengue em Pernambuco por mesorregiões.

Introdução

No estado de Pernambuco a incidência de dengue aumentou em pelo menos 30 vezes nas últimas cinco décadas, com ocorrência de períodos epidêmicos em diferentes meses do ano e distribuição heterogenea entre mesorregionais.

Objetivo (s)

Analisar a ocorrência de períodos epidêmicos de dengue em Pernambuco e segundo mesorregiões.

Material e Métodos

Estudo descritivo onde se construíram diagramas de controle para a média de casos (MC) e para a incidência média (IM) de dengue para o período entre 2020 e 2019, com dados do Sinan.

Resultados e Conclusão

em Pernambuco, os meses propícios a ocorrência de IM e MC acima do limite superior endêmico (LSE) são março, abril e maio. Para a primeira mesorregional, que engloba a Região Metropolitana de Pernambuco (RMR), além destes, tem-se fevereiro com aumento da IM. A mesorregião do Sertão pernambucano apresenta os mesmos meses com casos e incidência acima da média. A mesorregião do São Francisco apresentou incidência e casos acima do esperado nos meses de março e abril, enquanto o Agreste mostrou apenas o mês de fevereiro com altas incidências e número de casos. A mesorregião da Mata Pernambucana é a que mais preocupa, com os meses entre janeiro e maio com médias acima do LSE. As ações de vigilância em saúde com foco na dengue devem ser intensificadas nos meses entre janeiro e maio em todo o estado, com atenção às diferenças mesorregionais.

Palavras-chave

Dengue; Infecções por Arbovírus; Epidemiologia Descritiva

Área

Eixo 08 | Arboviroses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Camila Caroline da Silva, Júlio Cesar Pereira da Silva Júnior, Flavia Helena Manhães Vasconcellos, Isabel Soares Diniz de Oliveira, TAYNA Bernardino Gomes, Louisiana Regadas de Macedo Quinino