Dados do Trabalho


Título

Melhoria e qualificação na atenção à saúde: um movimento de educação permanente para o fortalecimento dos saberes relacionadas ao manejo da sífilis no estado de Rondônia.

Introdução

O Projeto de Pesquisa Nacional aplicada para a integração inteligente orientada ao fortalecimento das redes de atenção para resposta rápida à sífilis, conhecido, como “Projeto Sífilis Não”, tem como objetivo geral, contribuir para a redução da sífilis adquirida e em gestantes e a eliminação da sífilis congênita no Brasil, com estratégias singulares para elaboração de medidas efetivas no sentido da promoção de mudanças no cenário da sífilis, e contribuir para o fortalecimento da integração da rede de atenção à saúde no Estado de Rondônia.

Objetivo (s)

Relatar a experiência exitosa da qualificação dos trabalhadores da rede de vigilância, atenção e prevenção da transmissão vertical das Infecções sexualmente transmissíveis, principalmente a sífilis congênita, no Estado de Rondônia, na cidade de Ji-Paraná, para a Região Central de saúde, escolhida para treinamento, a partir do Projeto, para a integração inteligente orientada ao fortalecimento das redes de atenção de saúde (RAS).

Material e Métodos

Trata-se de um relato de experiência, com abordagem qualitativa e natureza descritiva, sobre um processo de qualificação ancorada na metodologia da problematização. A metodologia da problematização foi base para construção do processo formativo dos participantes, realizado através de oficinas com metodologias ativas, com etapas teóricas, estudos de casos clínicos e plenárias para apresentação de resultados das discussões dos grupos multidisciplinares formados.

Resultados e Conclusão

Participaram da experiência cerca de 120 trabalhadores de saúde da rede em trabalho de formação permanente. Durante o desenvolvimento da qualificação e ao final do processo pode-se observar implicação dos trabalhadores, satisfação com a metodologia proposta, integração das equipes multiprofissionais. A análise dos resultados foi embasada no processo de ação-reflexão-ação, sobre a realidade das atividades desenvolvidas por meio das problematizações. A condução do estudo obedeceu aos Critérios Consolidados para Relatos de Pesquisa Qualitativa – COREQ. Conclusão: A dinâmica dos casos estudados levou a melhoria dos pontos discutidos e levantados em relação ao alinhamento das redes e dos cuidados pensados e realizados para o manejo adequado da Sífilis. A oficina contempla às ações pensadas no Projeto “Sífilis Não”, refletindo na melhoria do cuidado ao usuário na prevenção, tratamento e condução dos processos de reabilitação, sobre o seu caminhar na rede de atenção à saúde.

Palavras-chave

Sífilis. Educação permanente. Trabalho. Estratégias.

Agradecimentos

Gov. Rondônia, Min. Saúde

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Charles Nunes Boeno, Stella Maris Pessoa Garcia, Valentina Barbosa da Silva, Gilmarina Araújo Silva, Mauro Valentino Paloschi, Maria Arlete da Gama Baldez