Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA OPORTUNIDADE DO DIAGNÓSTICO, NOTIFICAÇÃO E DIGITAÇÃO DA SÍFILIS CONGÊNITA: Bahia, 2016 a 2020

Introdução

A sífilis congênita (SC) é uma doença de elevada magnitude e transcendência, passível de controle desde que as mulheres com sífilis sejam diagnosticadas e tratadas adequadamente durante a gestação. Reconhecida como um grave problema de saúde pública, torna-se necessária a avaliação sistemática do sistema de vigilância da SC.

Objetivo (s)

Avaliar a oportunidade de diagnóstico, notificação e digitação da Sífilis Congênita, na Bahia, no período 2016 a 2020

Material e Métodos

Estudo de avaliação do sistema de vigilância da saúde da SC baseado em dados secundários e composto pelos registros (n=6.767) no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan) entre 2016 e 2020. Foi avaliado o atributo oportunidade diagnóstico (intervalo entre data de nascimento e data de diagnóstico, considerando-se como oportuno o período até 6 dias) digitação (intervalo entre a data da notificação da digitação, sendo considerado oportuno o período de 30 dias). Foram utilizados como parâmetros de oportunidade: Excelente: ≥90%, Boa≥70,0 e < 90%, Regular: ≥50 % e < 70%, Ruim: < 50 %.

Resultados e Conclusão

A oportunidade de diagnóstico foi excelente, com 95% dos recém-nascidos com diagnóstico oportuno, ainda no período neonatal precoce (até 6 dias), com melhoria na oportunidade anualmente. Quanto a oportunidade de notificação dos casos de sífilis congênita, 76 % foram notificados em até o sétimo dia do diagnóstico, considerada pelo critério de avaliação como Boa oportunidade em todos os anos estudados. Para a digitação, apenas 60,5% dos casos notificados foram registrados no Sinan em até 30 dias, nos cinco anos analisados. Destaca-se que 2020, registrou a menor oportunidade de digitação dos casos de SC no Sinan (56.8%) e 2017 a maior proporção de casos notificados ao Sinan (62,0%). A média dos três indicadores de oportunidade para cada ano e período estudado ficou classificado como Boa (77,2%).
A média dos três indicadores para cada ano e período estudado, ficou classificado como Boa, no entanto, na oportunidade de digitação dos casos de SC no SINAN com resultado regular, certamente impactando no fluxo e conhecimento das informações oportunamente. É necessário o acompanhamento e avaliação de forma sistemática do sistema de vigilância da sífilis congênita para melhoria do funcionamento da vigilância das SC (prevenção, notificação, diagnóstico, assistência/seguimento).

Palavras-chave

Sífilis Congênita; Vigilância; Avaliação; oportunidade

Agradecimentos

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Autores

Maria Aparecida Figueredo Rodrigues , Lidiany Menezes Barbosa Almeida