Dados do Trabalho


Título

Análise dos critérios empregados para confirmação diagnóstica dos casos de leishmaniose tegumentar em Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil

Introdução

A confirmação diagnóstica de leishmaniose tegumentar (LT) no Brasil pode se dar por critérios laboratoriais ou clínico-epidemiológicos. Contudo, dado o amplo diagnóstico diferencial e dadas as limitações e a toxicidade do tratamento de primeira escolha preconizado no país, a confirmação laboratorial deve ser preterida. O município mato-grossense de Rondonópolis é uma área endêmica importante para LT que carece de estudos relacionados à sua ocorrência e à assistência oferecida aos pacientes.

Objetivo (s)

O presente estudo teve como objetivo descrever os critérios empregados para a definição diagnóstica dos casos de LT em Rondonópolis.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo retrospectivo com todos os casos de LT notificados no município entre 2017 e 2022. Os dados referentes aos critérios de confirmação empregados nos casos, bem como variáveis demográficas (sexo, faixa etária, raça/cor, escolaridade, zona de residência) e clínicas (forma clínica e tipo de entrada) foram coletados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. A distribuição das frequências das variáveis segundo o critério de confirmação foi analisada pelo teste de qui-quadrado.

Resultados e Conclusão

No período 2017-2022, foram notificados 281 casos de LT em Rondonópolis, dos quais apenas 102 (36,3%) foram confirmados por critério laboratorial. Ao longo do tempo, o percentual de casos confirmados laboratorialmente declinou de 2017 (56,6%) a 2021 (15,6%), tendo apresentado um pico recente em 2022 (72,9%). A frequência de emprego do critério laboratorial e do clínico-epidemiológico diferiu apenas no que diz respeito à forma clínica de LT (p=0,033). Dentre os pacientes com LT cutânea, 34% tiveram a confirmação por critério laboratorial. Já dentre os pacientes com LT mucosa, a maioria (51%) foi confirmada por critério laboratorial. Em conclusão, a confirmação laboratorial dos casos de LT em Rondonópolis ainda é pouco frequente, a despeito de se tratar de uma área de alta endemicidade para a doença. Tal desfecho é mais frequente dentre os casos de LT mucosa. Os resultados sugerem o fortalecimento de políticas públicas voltadas para estruturação das redes laboratoriais locais, bem como capacitação dos profissionais envolvidos na definição diagnóstica dos casos.

Palavras-chave

Diagnóstico; Leishmaniose Cutânea; Leishmaniose Mucocutânea; Brasil.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Luciely Karine Silva da Mata, Amanda Gabriela de Carvalho, Ludiele Souza Castro, João Gabriel Guimarães Luz