Dados do Trabalho
Título
Descrição de prontuários nos casos de óbito por sepse neonatal em uma maternidade pública em Manaus-AM.
Introdução
Um dos elementos mais recorrentes da prática hospitalar é o registro das informações relacionadas ao paciente organizadas de forma sistemática, tendo objetivo de avaliar a evolução do quadro clínico e exames complementares. É possível observar a importância desse registro em casos como a sepse neonatal, visto que a identificação e correlação de sinais clínicos antecipadamente permite a adoção de medidas que possibilitem melhores desfechos para os pacientes. Além disso, sabe-se que a limitação de informações sobre a determinação do agente etiológico é uma realidade em inúmeros serviços de saúde, impossibilitando a adequação da melhor terapia para o controle do quadro e desfecho.
Objetivo (s)
Analisar os prontuários de pacientes que foram a óbito por sepse neonatal internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em uma maternidade pública de Manaus-AM.
Material e Métodos
Os dados foram coletados por meio da análise dos prontuários de pacientes que tiveram internação na UTI e evoluíram para óbito em decorrência da sepse neonatal. Todos os dados foram tratados no Microsoft Excel 2019 e Epi Info. O trabalho aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa possui CAAE = 36374120.6.0000.5016.
Resultados e Conclusão
Foram analisados os dados de 33 pacientes que evoluíram para óbito após internação em UTI por sepse neonatal no período de um ano, sendo todos prontuários físicos. As informações relacionadas ao tratamento com mais dificuldade de acesso foram em dois casos (6%), com ausência de dados. Esse mesmo cenário foi observados em um estudo de analise de prontuários registrados pela enfermagem, sendo avaliados 248 prontuários ao todo onde 6,7% estavam preenchidos de forma insatisfatória. Quanto a hemocultura do presente estudo, foi verificado entre solicitações feitas que somente 3 pacientes tiveram resultados, ou seja, apenas 9% das solicitações foram concluídas. Esses números refletem a dificuldade do diagnóstico dessa condição clínica, o qual foi realizado majoritariamente por sinais clínicos sugestivos de sepse. Vale ressaltar que alguns resultados finalizados após o óbito, não foram incluídos ao prontuário. Assim ao fazer uma análise da literatura relacionada a esta situação foi observado que a perspectiva do déficit de preenchimento dos prontuários é encontrada constantemente em diversos serviços da saúde. Nesta temática, faz-se necessário o olhar para os registros de microrganismos que permeiam os quadros de sepse, bem como a droga de escolha adotada para seguimento dos casos.
Palavras-chave
Prontuário; Sepse; Neonato
Agradecimentos
FAPEAM
Área
Eixo 14 | Outro
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Vitoria Souza Cavalcanti, Adriano Reino Lima, Giovana Milla Oliveira Santos, Helder Elisio Evangelista Vieira, Armando Gomes Pinheiro Júnior, Suanni Lemos Andrade, Liliane Coelho Rocha