Dados do Trabalho


Título

A perspectiva biográfica como método para indagar o papel da enfermagem na atenção de pessoas com doença de Chagas crônica no norte de Minas Gerais

Introdução

A doença de Chagas (DC) é uma doença tropical negligenciada (DTN) que, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta de 6 a 7 milhões de pessoas no mundo. No cuidado às pessoas afetadas pela DC insere-se o profissional de enfermagem que, no cotidiano, pode ser um dos primeiros a reconhecer o usuário nessa condição e promotor da aproximação destes com os serviços de saúde.

Objetivo (s)

Conhecer e reconstruir como é realizada a assistência continuada de Enfermagem em um município no Norte de Minas Gerais, Brasil a partir da perspectiva de história de vida de uma pessoa afetada pela doença de Chagas crônica (DCC)

Material e Métodos

Estudo qualitativo e descritivo baseado na perspectiva biográfica a partir do método de história de vida. A produção dos dados aconteceu em outubro de 2021 por meio de uma entrevista semidirigida composta por duas partes, a primeira com questões objetivas referentes ao perfil sociodemográfico e a segunda com questões abertas que instigou o sujeito de pesquisa reconstruir sua história, considerando categorias como: (1) Infância e suas relações; (2) A descoberta: sintomas e a confirmação do diagnóstico de Chagas; e, (3) Assistência dos serviços de saúde: acompanhamento de enfermagem. O tratamento e análise dos dados realizaram-se sobre o material transcrito, a partir de uma abordagem temática e a reestruturação do relato biográfico.

Resultados e Conclusão

Carlos tem 50 anos, aposentado devido à sua condição clínica, casado, católico e analfabeto. As categorias levantadas foram: Carlos (codinome) durante sua infância residiu em casa de pau a pique. Pais e irmãos falecidos devido a DC. Conta que o diagnóstico há mais de 15 anos de DC decorreu de suspeição no ambiente de trabalho. Relata não ter tratado para DC e, não faz uso dos medicamentos corretamente. Quanto à assistência de enfermagem, relata que nunca foi atendido pelo enfermeiro para orientações sobre a doença. Considerações finais: Tornou-se possível traçar um perfil da vivência de um indivíduo acometido pela DC. Sobre o papel do profissional enfermeiro destaca-se a necessidade que este reconheça sua atuação frente à doença. O enfermeiro pode ser o primeiro a reconhecer um paciente com sinais sugestivos de DC e, acolhê-lo garantirá a continuidade da assistência.

Palavras-chave

Doença de Chagas crônica, perspectiva biográfica, enfermagem, assistência continuada

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Ingredy Carolline de Jesus Santos, DHIENE CAROLAINE Soares, Lucélia Pereira dos Santos Cardoso, Valentina Carranza Weihmuller