Dados do Trabalho


Título

Conhecimento dos alunos da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas sobre acidentes por animais peçonhentos

Introdução

A formação dos profissionais de saúde tem se tornado objeto de frequentes reflexões, a extensa estrutura curricular dificulta a abordagem de doenças pouco vistas em áreas urbanas, como as DTNs.

Objetivo (s)

Ofertar uma disciplina sobre tópicos de acidentes por animais peçonhentos e identificar lacunas no conhecimento dos acadêmicos antes e após a disciplina na ESA/UEA.

Material e Métodos

Trata-se de uma pesquisa quase experimental, do tipo antes e depois, com grupo equivalente de acadêmicos do curso de enfermagem da UEA. Foi realizado a intervenção educativa como disciplina de tópicos especiais de acidentes por animais peçonhentos durante um período letivo com uma turma de 50 alunos. Foi aplicado um questionário semiestruturado abordando 8 variáveis de conhecimento esclarecidos na disciplina, antes do início das aulas e após a conclusão da disciplina. Do total de 50 alunos, apenas 41 foram incluídos nesta pesquisa, todos regularmente matriculados do 5º ao 10º período do curso de enfermagem da ESA/UEA.

Resultados e Conclusão

No pré-teste, a média de acertos foi de 40%, erros de 25% e desconhecimento das respostas de 35%. Após a disciplina, essas médias subiram para 88%; 10%; 2% respectivamente. Das variáveis do pré-teste: A epidemiologia do AAP teve maior média de acertos (70%), as manifestações clínicas/laboratoriais e a classificação do caso de AAP tiveram maior média de erros (34%) e o manejo de antivenenos teve maior média de desconhecimento da resposta (55%). No pós-disciplina, o mesmo foi evidenciado, porém com aumento da frequência de acertos para 100% e redução da frequência de erros para 22% e de desconhecimento das respostas para 4%. A média de acertos para os alunos matriculados do 8º ao 10º período foi de 43% no pré-teste, enquanto para os alunos do 5º ao 7º período foi de 22%; na pós-disciplina, 86% e 82%, respectivamente. Os dados analisados antes e após a realização da intervenção educativa mostraram mudança significativa, determinando um avanço no conhecimento dos acadêmicos sobre os acidentes envolvendo animais peçonhentos. É evidente a base de conhecimento dos alunos para construir um raciocínio clínico utilizando evidências clínicas e epidemiológicas, porém, inespecífico para esse grupo de doenças, sendo necessário abordar o conteúdo específico de forma desagregada para melhor assimilação dos protocolos e diretrizes atualizados para o manejo das doenças.

Palavras-chave

Animais Peçonhentos, Escolas de Profissionais de Saúde, Doenças Negligenciadas, Amazonas.

Agradecimentos

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.

Área

Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Guilherme Pinto Viana, Jacqueline Almeida Gonçalves Sachett, Wuelton Marcelo Monteiro, Altair Seabra de Farias, Vinícius Azevedo Machado, Mailma Costa de Almeida, Gisele dos Santos Rocha, Erica da Silva Carvalho, Barbara Juliana Carvalho Costa, Jessé David Nascimento da Costa, Julia Rodrigues Parga