Dados do Trabalho


Título

CULICIDEX: CHAVE PARA IDENTIFICAÇÃO DE MOSQUITOS URBANOS E PERIURBANOS NO BRASIL

Introdução

Doenças causadas por patógenos transmitidos por mosquitos em ambientes urbanos e periurbanos são um grande problema de saúde pública. A identificação rápida e precisa das espécies de mosquitos são essenciais para recomendar as medidas de prevenção e controle, contribuindo para reduzir a transmissão das doenças. Entretanto, as chaves dicotômicas existentes para identificação de mosquitos são desatualizadas e difíceis de utilizar. Dessa forma, o desenvolvimento de uma chave eletrônica e pictórica para identificação de mosquitos de áreas urbanas e periurbanas seria um recurso valioso para profissionais da saúde.

Objetivo (s)

Desenvolver um aplicativo (Culicidex) com uma chave eletrônica para identificação de mosquitos urbanos e periurbanos de importância em saúde pública no Brasil.

Material e Métodos

Consultamos as chaves dicotômicas de Forattini, 2002 e Consoli & Lourenço de Oliveira, 1994 e obtivemos imagens de mosquitos em coleções científicas e livros, para selecionar os caracteres mais importantes. Um banco de dados com imagens de estruturas foi criado. Organizamos os dados em Microsoft Excel com as características morfológicas selecionadas, uma linha para cada espécie. As colunas continham informações específicas a respeito dos caracteres morfológicos dos gêneros/espécies.

Resultados e Conclusão

Selecionamos 11 gêneros (Aedes, Anopheles, Culex, Coquilettidia, Haemagogus, Limatus, Mansonia, Psorophora, Sabethes, Toxorhynchites e Wyeomya) e 29 espécies para o desenvolvimento do Culicidex. Uma chave pictórica para gêneros, com 6 perguntas e 16 fotos foi elaborada baseada em características como formato e tamanho da probóscide e palpos, cerdas pré e pós espiraculares, cerdas pré-alares, morfologia de pernas e abdome. Culicidex apresenta opções em cada etapa e ao lado de cada opção existe um ícone que permite visualizar a imagem correspondente. Ao selecionar uma opção, Culicidex leva o usuário para outra etapa até finalizar a identificação. Em qualquer momento da identificação, Culicidex mostra as possíveis espécies e ainda permite retornar para etapas anteriores. Culicidex, em fase de teste, possibilitará seu uso por profissionais da área de vigilância entomológica, taxonomia e controle de vetores, permitindo resposta rápida às ações de controle vetorial. Culicidex fará parte do VetorDex, um aplicativo que inclui um conjunto de chaves eletrônicas para identificação de vetores de doenças tropicais, disponível na Apple store e google Play.

Palavras-chave

Aplicativo, taxonomia, saúde pública

Agradecimentos

CNPq, CAPES e WHO

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

Taís Oliveira de Araújo, Rodrigo Gurgel-Gonçalves, Douglas de Almeida Rocha, Maxwell Ramos de Almeida, Marcos Takashi Obara