Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE COMPARATIVA DE DANOS NEUROPATOLÓGICOS EM CÉLULAS CEREBRAIS HUMANAS INDUZIDAS PELA INFECÇÃO PELOS VÍRUS MAYARO (MAYV) E VÍRUS CHIKUNGUNYA (CHIKV)

Objetivo (s)

Objetivo Geral
Analisar comparativamente a neurovirulência do MAYV ao CHIKV e sua capacidade de infectar astrócitos, pericitos e células progenitoras neuronais humanas através do processo de infecção experimental, utilizando células C6/36 como controle.
Objetivos específicos
Realizar a cultura das células neuronais e células C6/36 para o processo de infecção experimental com MAYV e CHIKV;
Analisar o processo de cinética de replicação viral resultantes da infecção dos tipos celulares, a fim de avaliar seus efeitos citopatológicos;
Detectar a progressão dos antígenos virais e a carga de RNA gerada após sua amplificação;
Comparar a resposta imunológica, os danos celulares e a replicação viral da infecção por CHIKV em relação ao MAYV;

Material e Métodos

Será realizado um estudo observacional, transversal realizado in vitro. Como objeto de estudo, serão utilizadas células neurais humanas de cultura secundária, dentre as células que serão analisadas estão os astrócitos, pericitos e células progenitoras neuronais humanas (CPNH) ou LUHMES. Será realizado inicialmente a cultura das células e cepas virais. Sendo assim, as cepas virais de MAYV e CHIKV e serão propagadas em células de mosquitos. Será realizada a infecção de células LUHMES, astrócitos e pericitos com MAYV ou CHIKV na multiplicidade de infecção (MOI) adequada. Para a análise de viabilidade celular serão usadas as técnicas padronizadas anteriormentente por outro autor. O procedimento de titulação viral também será realizado com o propósito de avaliar a eficiência da replicação viral. Será realizada também utilização da técnica de qRT-PCR. Para analisar a expressão gênica será utilizado a técnica de PCR array. Ao final será feito um ensaio de imunofluorescência indireta e ELISA.

Resultados e Conclusão

Os resultados esperados para esta pesquisa é que sejam encontrados a alta expressão de respostas e alterações neuropatológicas provenientes da infecção experimental por MAYV e CHIKV em CPNH, astrócitos e pericitos humano. Sendo assim comparado os resultados das infecções entre as linhagens celulares e demonstrando a influência dessas alterações patológicas e a persistência da replicação nessas células, assim como estudos previamente publicados.

Palavras-chave

Infecções por Arbovirus; Neuropatologia; Estudo Comparativo


Área

Eixo 08 | Arboviroses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Douglas Matheus Trindade Guimarães, Samir Mansour Moraes Casseb