Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE, HEMÓCITOS E ENSAIO COMETA DE FRAÇÃO DE FOLHAS DE Bauhinia monandra SOBRE HEMÓCITOS DE Biomphalaria glabrata
Introdução
Caramujos Biomphalaria glabrata são o principal vetor da esquistossomose, doença infecto parasitária, no Brasil. Plantas do gênero Bauhinia são amplamente encontradas em continentes endêmicos para a doença e as folhas de Bauhinia monandra contendo a lectina BmoLL possui ação biocida.
Objetivo (s)
Analisar o efeito tóxico, citotóxico e genotóxico da fração (FR) de folhas de B. monandra sobre caramujos adultos e células imunológicas de B. glabrata.
Material e Métodos
A FR foi obtida com pó de folhas em tampão citrato-fosfato 10mM, pH 6,5, contendo NaCl 0,15M. As proteínas foram precipitadas com sulfato de amônia 0-60% (fração rica em lectina), a preparação foi dialisada (água destilada e NaCl 0,15M) e liofilizada. Caramujos adultos foram expostos a diversas concentrações de FR para avaliar viabilidade e monitorados durante 7 dias para fertilidade e fecundidade. Para avaliação de citotoxicidade e ensaio cometa, caramujos adultos foram expostos a concentrações subletais de FR por 24h. Os sobreviventes foram selecionados aleatoriamente para coleta da hemolinfa para os ensaios. Os hemócitos foram analisados em microscópio óptico, com objetiva de 100x, em triplicata. As lâminas do ensaio cometa foram analisadas em microscópio de fluorescência com aumento de 400x. Núcleos (100) foram contados para cada réplica, totalizando 400, sendo então classificados em 5 categorias de dano ao DNA (0, 1, 2, 3 e 4), dependendo da extensão do dano. A categoria 0 indica que nenhum dano ocorreu, enquanto as categorias 1 a 4 indicam níveis crescentes de dano ao material genético.
Resultados e Conclusão
FR, nas concentrações de 1,0 e 2,0mg/mL apresentou mortalidade de 83,3% e 100%, respectivamente, e redução no quantitativo de ovos de 9,62% e 88,52% (0,5 – 1mg/ml). Na análise dos hemócitos, após a exposição à FR, células com alterações morfológicas significativas características em apoptose, micronúcleo e binucleação foram visualizadas, enquanto no ensaio genotóxico foram identificados variados graus de dano nuclear de forma concentração-dependente. Dessa forma, a FR demonstrou ser tóxica a adultos B. glabrata. Além disso, caramujos sobreviventes à exposição apresentaram modificações celulares e estruturais dos hemócitos.
Palavras-chave
Esquistossomose, Genotoxicidade, Ensaio cometa.
Agradecimentos
FACEPE, CNPq.
Área
Eixo 07 | Helmintíases
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Thierry Wesley De Albuquerque Aguiar, José Josenildo Batista, João Victor Ritinto da Rocha, Wilza Wanessa Melo França, Maira de Vasconcelos Lima Sampaio, Dewson Rocha Pereira , Ana Maria Mendonça de Albuquerque Melo, Monica Camelo Pessoa de Azevedo Albuquerque, Andre De Lima Aires, Hallysson Douglas Andrade de Araújo, Luana Cassandra Breitenbach Barroso Coelho