Dados do Trabalho


Título

Avaliação da suscetibilidade a inseticidas em populações de Anopheles darlingi de dois municípios do Estado do Pará, Brasil

Introdução

O combate à malária é um desafio contínuo no Estado do Pará, uma das áreas com maior incidência da doença no Brasil. O controle eficaz da malária requer uma abordagem abrangente e integrada, levando em consideração a resistência a inseticidas e adaptando as estratégias de acordo com a situação local.

Objetivo (s)

Nesse sentido, objetivou-se com esse trabalho avaliar a suscetibilidade de Anopheles darlingi, aos inseticidas deltametrina, permetrina e etofenprox.

Material e Métodos

Deltametrina e permetrina são os principais inseticidas utilizadas nos mosquiteiros impregnados distribuídos pelo Programa Nacional de Controle da Malária - PNCM, enquanto o etofenprox é utilizado para Borrifação Residual Intradomiciliar. Para avaliação da suscetibilidade, fêmeas de Anopheles darlingi foram capturadas nos municípios de Anajás e Bagre, e encaminhadas para o Laboratório de Biologia, Controle e Vigilância de Insetos Vetores – LBCVIV, onde foram estimuladas a realizar a postura de ovos. Com as fêmeas obtidas da geração F0 foram realizados os ensaios biológicos. Os bioensaios foram do tipo dose diagnóstica de acordo com a metodologia de tubos OMS. As doses utilizadas foram as preconizadas pela OMS (deltametrina 0,05%, permetrina 0,75% e etofenprox 0,5%).

Resultados e Conclusão

As populações de ambos os municípios demonstraram resistência aos inseticidas deltametrina e etofenprox. Quanto à permetrina, as duas populações se mostraram suscetíveis (100% de mortalidade). Os resultados desse estudo evidenciam a importância de monitorar a resistência a inseticidas para planejar as intervenções de controle com inseticidas mais efetivos. Novas alternativas devem ser consideradas, como o uso de combinações de inseticidas com diferentes modos de ação, avaliação de novas ferramentas que possam ajudar no controle dos vetores e o fortalecimento de abordagens complementares como ações de educação em saúde.

Palavras-chave

Anopheles darlingi, Malária, Resistência a inseticidas, Amazônia brasileira.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Quesia Santos Amorim, Priscila Serravale, Patricia da Silva Guimarães, Diogo Fernandes Bellinato, Ademir de Jesus Martins Júnior, Arnaldo da Silva Fayal, José Bento Pereira Lima