Dados do Trabalho
Título
Avaliação do Sistema de Vigilância do Tracoma em uma Região de Saúde do estado da Bahia, Brasil, 2018 a 2022
Introdução
O tracoma, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis é considerada uma doença negligenciada, porquanto demanda ações estratégicas para a eliminação da cegueira como problema de saúde pública. As ações estratégicas dizem respeito à promoção de ações diagnóstica, tratamento, educação em saúde e adequações das condições sanitárias.
Objetivo (s)
Avaliar o Sistema de Vigilância em Saúde (SVS) do Tracoma da Região de Saúde de Serrinha, estado da Bahia, Brasil, no período de 2018 a 2022.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo avaliativo realizado com base na análise de dados secundários de inquéritos do tracoma notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). O SVS do Tracoma foi avaliado de acordo Center for Disease Control and Prevention dos Estados Unidos da América. Avaliou-se o atributo Qualidade dos dados de campos obrigatórios (idade, sexo e classificação final) e utilizou-se as seguintes variáveis como parâmetros: Excelente=100%, Regular ≥ 70% < 100% e Ruim < 70%. No atributo da Oportunidade foi avaliado o intervalo de dadas entre notificação e transmissão de dados, com parâmetro de Excelente ≥ 90%, Regular >70% < 90%, Ruim < 70%.
Resultados e Conclusão
Para a avaliação da Qualidade de dados a completitude de campos obrigatórios teve desempenho médio classificado como Regular (91,4%). Dos três campos avaliados, a Classificação final teve o pior registro de completitude, com apenas 74,4% dos campos preenchidos. O ano de 2021 foi o único que teve desempenho Ruim, com 32,1% de completitude para essa variável. Quanto a Oportunidade do SVS do tracoma o intervalo de dadas entre notificação e transmissão de dados, a série histórica teve desempenho Ruim, variando entre 0% no ano de 2018 a 4% para o ano de 2022. Isso significa que menos de 5% das notificações foram digitadas e transmitidas em até 7 dias, conforme estabelecido pelas diretrizes nacionais. No presente estudo os dados apresentados classificou o grau de completitude da Qualidade dos dados como Regular e da Oportunidade como Ruim, assim foi considerado pouco completo e inoportuno para o direcionamento das ações de vigilância. Desse modo, aponta para inexperiência ou falta de conhecimento dos atores envolvidos quanto a utilização dos dados como ferramenta de planejamento, avaliação e tomada de decisão. Assim, se faz necessário capacitar trabalhadores de saúde na qualidade da informação gerada e digitadores do SINAN para aprimorar a operacionalização do sistema de informação.
Palavras-chave
Tracoma; Avaliação; Notificação.
Área
Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Saionara Santana Jesus, Manuela Lothhammer Wrasse, Aia Akennaton Araújo Alves