Dados do Trabalho


Título

Resultados da aplicação da metodologia hands-on em cursos de baciloscopia do raspado intradérmico na hanseníase

Introdução

A hanseníase ainda persiste como problema de saúde pública no Brasil. Seu agente etiológico é o Mycobacterium leprae que pode ser demonstrado na baciloscopia de esfregaços intradérmicos. Um exame rápido, de baixo custo e útil na classificação da forma clínica. Entretanto, quando não realizado corretamente pode ser levar a erros diagnósticos. Nesse sentido, esteja você aprendendo uma nova habilidade ou apenas aperfeiçoando uma técnica que já conhece, os treinamentos Hands-on podem ser uma excelente estratégia de expandir sua experiência.

Objetivo (s)

Verificar a viabilidade do método, na capacitação de profissionais da saúde no âmbito do diagnóstico laboratorial.

Material e Métodos

Foram feitas busca na literatura, para verificar a existência de cursos de baciloscopia que possibilite o processo de aprender fazendo e para a fundamentação teórica do material didático à luz do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hanseníase e do Guia de procedimentos técnicos: baciloscopia em hanseníase. O curso foi de 40 horas e a avaliação do aprendizado foi através de formulários eletrônicos pré-teste/AV(i) e pós-teste/AV(f). A certificação considerou frequência mínima de 80%, realização das AV(i) e AV(f) e o empenho na realização das atividades práticas.

Resultados e Conclusão

O curso piloto foi realizado em Porto Alegre/RS no período de 29/08 a 2/09/2022 com 15 profissionais. Avaliação geral mostrou que os participantes consideraram excelente: proposta do curso, carga horária, conteúdo programado, cumprimento do plano de aula, material didático entregue, formatação das aulas no powerpoint, estrutura física do curso e a metodologia utilizada. Ao final, 11 realizaram a AV(f), e em apenas duas questões houve um baixo percentual de acerto (5/11;45,5% e 7/11; 63,6%). Nas demais, o índice de acerto variou entre (9/11;81,8% a 11/11;100%). Foi visto, também, um maior número de acerto nas questões comuns às duas avaliações e que na AV(i) o aluno havia errado. Quanto ao índice de concordância na leitura das lâminas coletadas, este foi 9/11;81,8%. O uso da metodologia ativa com a finalidade de inovar o processo de ensino-aprendizagem em capacitações, evidenciou a eficiência do método com a ampliação dos conhecimentos e a capacidade de encontrar soluções práticas frente as limitações técnicas. Ao final, obtivemos profissionais sensibilizados e qualificados para auxiliar na detecção precoce de casos novos.

Palavras-chave

Hanseníase, metodologias ativas, baciloscopia do raspado intradérmico

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Alexandre Casimiro de Macedo, Jorge Ewerton dos Santos Sales, Fabiane Soares de Souza, Simone Sá Britto Garcia, Gustavo Laine Araújo de Oliveira, Sandra Maria Barbosa Durães