Dados do Trabalho
Título
Avaliação de geo-helmintíases em escolares de 05 a 14 anos do município de Cachoeira do Arari, Ilha do Marajó, Pará, 2022.
Introdução
As geo-helmintíases são um grupo de doenças negligenciadas que acometem populações em vulnerabilidade social e que residem principalmente em áreas com déficit em saneamento básico e provimento de água potável. São causadas pelos parasitos Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura e pelos ancilostomídeos: Ancylostoma duodenale e Necator americanos. Estas infecções intestinais causam, além da redução no desenvolvimento físico e mental, diarreia, dores abdominais, falta de apetite, perda de peso, até complicações como a formação de granulomas e processos obstrutivos que exigem intervenção cirúrgica, podendo inclusive levar ao óbito. Este trabalho foi realizado pela Secretaria de Saúde do Pará com escolares de 05 a 14 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Adaltino Paraense, município de Cachoeira do Arari, para verificação das taxas de infeção e tratamento dos casos positivos.
Objetivo (s)
Realizar exames coprológicos em escolares, pela técnica do kato-katz, avaliar as taxas de infeção por geo-helmintos e realizar o tratamento dos casos positivos.
Material e Métodos
Foram entregues aos responsáveis dos alunos termos para autorização dos exames e realização do tratamento nos casos positivos. Ao todo foram autorizados 306 procedimentos. Para cada um destes alunos foi entregue um pote para coleta de fezes que era recolhido após 24h, na escola, e encaminhado o laboratório do Hospital municipal para realização do exame kato-katz por uma equipe do departamento de endemias do Estado.
Resultados e Conclusão
Ao todo foram entregues 306 potes para a coleta de amostras biológicas. Apenas 20,26% destes (62) foram devolvidos com fezes para a realização dos exames. Dos 62 exames realizados, 19,35% foram positivos para a presença de helmintos: Ascaris lumbricoides (seis), Trichuris trichiura (dois), ancilostomídeos (um). Além destes, foram diagnosticadas duas infecções por Enterobius vermiculares. As crianças com exames positivados eram tratadas com apoio da atenção básica do município e com supervisão médica. A baixa taxa de devolução das amostras biológicas é um fator crítico para o sucesso da ação e obtenção de dados que possam contribuir para a obtenção dos índices de prevalência de geo-helmintos nas populações pesquisadas. Contudo, os resultados ressaltam a importância de ações de saúde pública como estas em comunidades carentes dos municípios do Estado que alertam para a necessidade de mais investimentos em saneamento básico e educação sanitária para o efetivo controle das verminoses.
Palavras-chave
geo-helmintos, kato-katz.
Área
Eixo 07 | Helmintíases
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Patricia da Cunha Nascimento, Antonilde M Arruda de Sá , Rita de Cassia Pamplona Beltrao, Francisco das Chagas Mourao Galvao, Adriana Sousa Tapajós