Dados do Trabalho


Título

MECANISMOS DE AÇÃO DE MOLÉCULAS COM ATIVIDADE ANTI-TRYPANOSOMA CRUZI: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Introdução

A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, apresentando uma alta morbimortalidade. O tratamento na fase aguda consiste em dois medicamentos, o Benznidazole e o Nifurtimox, ambos possuindo considerável índice de reações adversas. Diversos compostos vêm sendo estudados a fim de buscar drogas seletivas e com maior especificidade, e para isso é necessário a compreensão dos mecanismos de ação envolvidos.

Objetivo (s)

Descrever os mecanismos de ação descritos na literatura para moléculas com atividade tripanocida.

Material e Métodos

O presente estudo se trata de uma revisão sistemática, sendo utilizadas as bases de dados eletrônica: Pubmed e LILACS, com os seguintes unitermos: “Trypanosoma cruzi”, “tratamento”, “mecanismo de ação”, e seus correlatos na língua inglesa, foram selecionados artigos dos últimos 10 anos que apresentaram estudos in vitro que evidenciaram mecanismo de ação das moléculas testadas. Foram avaliadas variáveis relacionadas as moléculas analisadas, características do T. cruzi, além dos mecanismos de ação descritos.

Resultados e Conclusão

Foram encontrados 57 artigos descrevendo um total de 188 moléculas com atividade anti-T. cruzi, com mecanismo de ação descrito. Cento e quarenta e sete delas eram sintéticas e apenas 21% tinham origem natural. A maioria dos artigos avaliou atividade tripanocida nas três formas evolutivas, entretanto a forma tripomastigota foi a mais estudada (n=38). Dentre os mecanismos de ação descritos, temos: alterações no metabolismo oxidativo (n=118), alterações morfológicas (n=65), inibição enzimática (n=36), danos no DNA (n=18) e inibição da síntese de esteróis (n=5). Apesar dos estudos ainda não serem revertidos em tratamento ao paciente, existem pesquisas que apontam não apenas moléculas com atividade tripanocida mas também seu mecanismo de ação. Dentre esses mecanismos, alteração no metabolismo oxidativo é o principal deles, estando implicado também nas demais alterações como edema mitocondrial e inibição enzimática. O desenvolvimento de drogas deve incluir o direcionamento de estudos mais robustos nesta linha. Esta revisão compila os mecanismos de ação para atividade anti-T.cruzi, servindo como referência para futuras pesquisas nessa área.

Palavras-chave

Atividade tripanocida, Trypanosoma cruzi, estudos in vitro, mecanismo de ação.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

TAINARA SILVA MACEDO, MILENA BOTELHO SOARES, JULIANA FRAGA VASCONCELOS