Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DA DOENÇA DE CHAGAS AGUDA NO ESTADO DO PARÁ NO PERÍODO DE 2012 A 2021.

Introdução

A Doença de Chagas é uma doença tropical negligenciada causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitida vetorialmente por triatomíneos hematófagos ou através de transfusão sanguínea, transplante de órgãos e pelas vias oral, acidental e vertical. Considerada uma endemia de alta relevância na América Latina, atinge, principalmente, populações de zonas rurais que vivem em situações de vulnerabilidade socioeconômica. No Brasil, nos últimos anos, só o estado do Pará tem registrado mais de 80% de todos os casos confirmados, tornando-se imprescindível avaliar o perfil epidemiológico da doença no estado, de modo a contribuir na identificação de acertos ou falhas nas estratégias de controle, subsidiar intervenções de prevenção e nortear as ações em saúde para a erradicação da doença.

Objetivo (s)

Descrever e avaliar a ocorrência de Doença de Chagas Aguda no Pará no período de 2012 a 2021.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo do tipo observacional, de abordagem transversal, descritivo dos casos de Doença de Chagas aguda notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

Resultados e Conclusão

No período de 2012 a 2021, foram confirmados 2.278 casos da Doença de Chagas no Pará, com um maior número de registros no ano de 2016, com 321 casos. Dentre os municípios, os de maior prevalência foram Ananindeua e Abaetetuba, com 476 (20,96%) e 321 (14,09%) casos, respectivamente. Além disso, a principal via de transmissão identificada foi a oral, responsável por 1.821 casos (82,87%). As faixas etárias mais acometidas foram de 20-39 anos (34,59%) e 40-59 anos (24,10%). Quanto ao sexo, 54,87% eram homens e 45,12% mulheres. Diante dos dados, avaliar o perfil da Doença de Chagas no Pará ao longo dos anos e identificar o cenário de predominância da transmissão da por via oral permitem conhecer a incidência da doença e fatores que influenciam nela, e atuam como indicativos que corroboram para futuras ações de vigilância, prevenção e controle.

Palavras-chave

Doença de Chagas; Trypanosoma cruzi; Epidemiologia.

Agradecimentos

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

Thayná Amador Leite