Dados do Trabalho
Título
Levantamento do perfil epidemiológico das notificações das doenças, agravos e eventos de notificação imediata nos hospitais com Vigilância Epidemiológica Hospitalar instalada na macrorregião Extremo Sul da Bahia, 2019 a 2022.
Introdução
O ambiente hospitalar fornece dados estratégicos essenciais para o conhecimento do perfil de adoecimento da população e como uma forma de fortalecimento e descentralização da vigilância epidemiológica, foi instituída a Vigilância Epidemiológica Hospitalar que dentre outras atividades, realizam a notificação e investigação epidemiológica de casos de doenças, agravos e eventos de notificação imediata (DAE) e surtos. No Extremo Sul da Bahia, dos 29 hospitais da macrorregião, apenas 3 possuem Núcleo Hospitalar de Epidemiologia instalados.
Objetivo (s)
O presente estudo se propõe a descrever o perfil epidemiológico das notificações das doenças, agravos e eventos de notificação imediata nos hospitais com Vigilância Epidemiológica Hospitalar instalada na macrorregião Extremo Sul da Bahia, de 2019 a 2022.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo descritivo, de caráter exploratório, com abordagem quantitativa; em que se utilizou dados secundários obtidos no site do SUVISA. Os hospitais objeto de estudo foram Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, Hospital Regional de Eunápolis e Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães durante o período de 2019 e 2022.
Resultados e Conclusão
Durante o período do estudo foram notificadas 1.229 DAE imediatas, sendo 2021 o ano com mais notificações (512), seguido do ano de 2020 (491). O Hospital Municipal de Teixeira de Freitas foi o maior informador com 661 notificações e o Hospital Regional de Eunápolis com o menor número de notificações (66). A maioria das notificações ocorreu em indivíduos do sexo masculino, faixa etária de 20 a 49 anos e cor parda e o agravo com maior número de notificações foram as Síndromes Respiratórias Agudas Graves. Nos anos do estudo foram notificados 577 óbitos por DAE imediatas, com maior número de óbitos em 2021 (237).
Considerando a importância da vigilância de doenças, agravos e eventos de notificação imediata na rede hospitalar o número de hospitais na macrorregião, faz-se necessário a ampliação, bem como o fortalecimento da Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH) na macrorregião Extremo Sul da Bahia.
Palavras-chave
Doenças, Agravos e Eventos de notificação imediata (DAE); Saúde Pública; epidemiologia.
Agradecimentos
Núcleo Regional Extremo Sul da Bahia (NRS), Superintendência de Proteção e Vigilância em Saúde (SUVISA), Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (CIEVS).
Área
Eixo 14 | Outro
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
NEREIDE SANTOS LISBOA