Dados do Trabalho


Título

Tityus carrilloi n. sp. (Scorpiones; Buthidae), notificação e identificação de dois exemplares em Uruguaiana-RS.

Introdução

A fauna escorpiônica brasileira possui cinco famílias: Bothriuridae,Chactidae, Liochelidae e Buthidae. A família Buthidae representa 60% do total e inclui as espécies de interesse em saúde pública. No Rio Grande do Sul, o gênero Tityus é representado pelas espécies T. bahiensis, T. costatus e T. serrulatus (TOR. O Tityus serrulatus não é nativo do Rio Grande do Sul, mas passou a ser visualizado no estado desde 2001.

Objetivo (s)

Objetivo: Relatar a primeira ocorrência de Tityus carilloi n. sp. em Uruguaiana (RS) e descrever as ações de vigilância.

Material e Métodos

Uruguaiana é um município situado no oeste do Rio Grande do Sul e faz fronteira com a Argentina. O setor de Vigilância Ambiental em Saúde Municipal (VIAM), que executa as ações locais do Programa de Vigilância dos Acidentes por Animais Peçonhentos, recebeu um exemplar vivo de escorpião para identificação, por demanda espontânea de um morador da cidade. Esse exemplar foi coletado no dia 15 de março de 2022 no banheiro de um imóvel comercial localizado no bairro central do município. O escorpião foi encaminhado para o Centro de Informações Toxicológicas em Porto Alegre (CIT-RS) para identificação. Sete meses depois, no dia 31 de outubro de 2022, a VIAM de Uruguaiana recebeu outro exemplar capturado no mesmo imóvel que foi encaminhado para o Laboratório Regional de Entomologia e Animais Peçonhentos da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde do RS.

Resultados e Conclusão

Os dois exemplares foram identificados como Tityus carrilloi, família Buthidae, no CIT-RS. Embora não esteja descrito como uma espécie de interesse à saúde no Brasil, o T. carrilloi, após a redefinição da taxonomia do T.trivittatus, redescrição da espécie e separação das populações meridionais da Argentina como T. carrilloi n. sp., pode ser considerado como a espécie de maior importância médica dessa região. Considerando que o T.carrilloi é uma espécie exótica no município e invasora de áreas urbanas, a VIAM municipal desencadeou atividades de controle de escorpiões como busca ativa e comunicação com os moradores da área. Nenhum outro exemplar foi encontrado pelos agentes de combate às endemias e não houve nova notificação por parte dos moradores da área visitada.

Palavras-chave

Tityus carrilloi n. sp; Brasil; Vigilância

Área

Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Laura Ilarraz Massia, Alan Flores da Mota, Kátia Rosana Lima de Moura