Dados do Trabalho


Título

Ocorrência de Norovírus e Rotavírus no Estado da Bahia entre 2021 e maio de 2023

Introdução

Norovírus e Rotavírus são as principais causas de gastroenterite viral aguda, representando um grave problema para a saúde pública. Pessoas de todas as idades são suscetíveis à infecção por esses vírus, no entanto, a manifestação clínica é mais frequente em crianças. Esses agentes virais possuem alta capacidade de infecção, sendo transmitidos pela ingestão de água e alimentos contaminados, ou pelo contato direto com outras pessoas contaminadas.

Objetivo (s)

Analisar a ocorrência de Norovírus e Rotavírus em indivíduos do Estado da Bahia, a partir de amostras encaminhadas para o LACEN-BA no período de janeiro de 2021 a maio de 2023.

Material e Métodos

O diagnóstico molecular foi realizado a partir de amostras clínicas (fezes “in natura” e swab retal), utilizando a metodologia de RT-PCR para a detecção de genes específicos do RNA dos vírus Norovírus (COG 1 e COG 2) e Rotavírus (NSP3). Os dados dos exames realizados foram obtidos no sistema Gerenciador de Ambiente laboratorial (GAL).

Resultados e Conclusão

Foram analisadas 1.567 amostras, das quais 778 foram testadas para a detecção de Norovírus (NoVs) e 789 para Rotavírus (RVs), sendo verificada uma positividade de 18,7% (146/778) para NoVs e de 10,7% (85/789) para RVs. Um maior número de casos positivos foi observado em crianças menores de 5 anos de idade, um percentual de 61,6% do total das amostras positivas para NoVs e 57,6% das amostras positivas para RVs. Além disso, os maiores registros de positividade ocorreram entre os meses de julho a setembro dos anos de 2021 e 2022, sendo identificados neste período casos de coinfecção no ano de 2022. Com relação à distribuição geográfica de NoVs e RVs nos municípios do Estado da Bahia, foi constatado um maior número de amostras positivas no município de Salvador; 69 amostras detectáveis para NoVs e 61 amostras detectáveis para RVs. Esses resultados demonstram que as infecções causadas por Norovírus e Rotavírus estão amplamente distribuídas no município de Salvador, acometendo principalmente crianças menores de 5 anos. O diagnóstico dessas doenças virais é de extrema importância, tanto para o direcionamento do tratamento como para a implementação de medidas de controle mais eficazes, contribuindo para a melhoria da saúde pública.

Palavras-chave

Norovírus, Rotavírus, RT-PCR, Infecção.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Sara Patrícia de Oliveira Santos, Aline Salomão Araújo, Vanessa Sousa Zanardi Fucs , Ana Catarina Martins Reis, Eline Carvalho Pimentel , Felicidade Mota Pereira