Dados do Trabalho


Título

Tratamentos inadequados de malária por Plasmodium vivax nos municípios da região amazônica brasileira em 2022.

Introdução

A malária é considerada um grave problema de saúde pública no mundo. No Brasil, o tratamento adequado e oportuno é uma das principais estratégias para a redução da morbimortalidade.

Objetivo (s)

Descrever a oportunidade e qualidade dos tratamentos de malária por Plasmodium vivax durante o ano de 2022.

Material e Métodos

Estudo descritivo dos tratamentos de casos novos e recaídas de malária por P. vivax Foram utilizados dados secundários do Sivep-Malária do ano de 2022 e como parâmetro de tratamento adequado, a terapêutica recomendada pelo Guia de Tratamento da malária no Brasil de 2020.

Resultados e Conclusão

Em 2022 foram registrados 129.268 casos de malária por P. vivax, sendo que 86,2% destes foram considerados tratamentos adequados, 0,1% foram tratamento de malária grave com medicamentos injetáveis, 0,7% foram outros esquemas prescritos por profissional médico e 13,0% foram considerados inadequados. Apesar de terem ocorrido tratamentos inadequados em todos os estados da região amazônica, a maior proporção ocorreu no estado do Maranhão (39,4%), que concentrou apenas 1,2% (1.535) dos casos notificados por esta espécie parasitária. Em relação aos municípios, quando classificados em muito baixo risco de transmissão (Incidência Parasitária Anual - IPA <1 caso para cada 1.000 habitantes), a mediana de proporção de tratamentos inadequados foi de 50%. Em municípios de baixo risco (IPA ≥ 1 e <10), a mediana foi de 27,1%. Municípios de médio risco (IPA ≥10 e <50) tiveram mediana de 14,3% e municípios de alto risco (IPA ≥50) tiveram mediana de 12,7%. Observou-se que quanto mais baixo o risco de transmissão no município, maior foi a proporção de tratamentos inadequados. Diante disso, esses municípios necessitam reforçar capacitações e disponibilizar documentos técnicos e referências atualizadas para o tratamento de malária, de modo a evitar a ocorrência de recaídas e um aumento da transmissão da doença.

Palavras-chave

Tratamento inadequado; Plasmodium vivax; Malária

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Eliandra Castro de Oliveira, Anderson Coutinho da Silva, Jessica de Oliveira Sousa, Ana Carolina Laraia Ciarlini, Marcio Pereira Fabiano, Ronan Rocha Coelho