Dados do Trabalho


Título

Validação da eliminação do tracoma no Brasil: avanços e perspectivas

Introdução

O tracoma é uma doença infecciosa dos olhos causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. É reconhecido milenarmente como uma importante causa de cegueira. Para verificar a situação da doença no mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou metodologias padronizadas para pré-validação da eliminação do tracoma como problema de saúde pública, definidas no Projeto de Mapeamento Global de Tracoma (GTMP) que orientam a realização de inquéritos populacionais em áreas e comunidades onde o tracoma é supostamente endêmico.

Objetivo (s)

Descrever as ações de vigilância e controle do tracoma realizadas no Brasil e as perspectivas para atendimento das metas de eliminação da doença como problema de saúde pública no país.

Material e Métodos

Foi realizado um levantamento das principais intervenções de vigilância e controle do tracoma realizadas no Brasil e para isso foram consultados documentos técnicos, estudos, normativas e publicações disponíveis para descrever a evolução de situação da doença ao longo do tempo e suas perspectivas eliminação como problema de saúde pública.

Resultados e Conclusão

Observa-se de acordo com o resultados das ações e estudos desenvolvidas nas últimas décadas que as prevalências de tracoma vêm diminuindo consideravelmente no país e hoje, os resultados verificados nos levam a crer que a doença não se configura mais como um problema de saúde pública em áreas não indígenas do país. Em 2018 o Ministério da Saúde adotou a metodologia do GTMP para verificar se os indicadores de eliminação do tracoma foram atendidos em áreas de risco epidemiológico e social do Brasil e até o momento em todas as 14 UA das 15 selecionadas, os limites de eliminação foram atendidos. Apesar dos avanços na diminuição das prevalências no país, ainda se observa, conforme dados do último inquérito, que as condições socioambientais precisam ser melhoradas, pois foram encontrados em algumas áreas, baixas coberturas de saneamento básico, dificuldade de acesso a água potável e moradias com alta aglomeração de pessoas. Sabe-se que o tracoma é uma doença que ocorre com grande carga nas populações mais vulneráveis, em termos de desigualdades sociais e está relacionado à falta de saneamento básico e higiene, dificuldades de acesso aos serviços de saúde e ao deficiente nível educacional. É importante o desenvolvimento de políticas publicas intersetoriais para manutenção e sustentabilidade dos indicadores de eliminação nos níveis aceitáveis.

Palavras-chave

Tracoma

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Daniela Vaz Ferreira Gomez, Maria de Fátima Costa Lopes, Norma Helen Medina, Expedito José de Albuquerque Luna, Joana da Felicidade Ribeiro Favacho, Célia Landmann Szwarcwald, Wanessa da Silva de Almeida