Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE VARIANTES GENÉTICAS DE CYP2D6 NAS RECORRÊNCIAS DE PLASMODIUM VIVAX EM INDIVÍDUOS TRATADOS COM TAFENOQUINA
Introdução
A malária é uma das principais doenças infecciosas em países tropicais e subtropicais do mundo. Ainda que a primaquina se mantenha como o anti-hipnozoíta mais comum, a tafenoquina (TAF) vem sendo implementada, com bons resultados de eficácia e adesão ao tratamento de Plasmodium vivax. A metabolização da tafenoquina envolve enzima CYP2D6 e polimorfismos no gene da enzima podem levar a falha terapêutica.
Objetivo (s)
Avaliar a influência de variantes genéticas de CYP2D6 nas recorrências de pacientes com malária vivax tratados com tafenoquina.
Material e Métodos
Foram incluídos pacientes com diagnóstico de malária vivax, atendidos na FMT-HVD (Manaus, AM, Brasil) e tratados com TAF. Foi feito o acompanhamento clínico e parasitológico por um período de 180 dias, para detecção das recorrências. Os participantes foram divididos casos (recorrência de malária dentro do período de seguimento, setembro de 2021 a agosto de 2022) e o grupo controle (indivíduos sem recorrência durante 180 dias). A genotipagem das variantes de CYP2D6 será realizada por ensaio de PCR em tempo real com sondas Taqman, será avaliado o efeito da atividade reduzida de CYPD2D6 nos episódios de recorrência da infecção por P. vivax, assim como variáveis: idade, sexo, etnia e parasitemia.
Resultados e Conclusão
Um total de 77 indivíduos foi tratado com TAF. Doze indivíduos apresentaram recorrência até o D180 (15,6%). Foram selecionados indivíduos controle, pareados com os casos, em relação ao sexo, etnia e idade (p= 0.6618, p=0.4412 e p=0,4023, respectivamente). Espera-se que o estudo colabore nas investigações sobre variabilidade genética do gene CYPD2D6 e sua influência nas falhas terapêuticas por TAF.
Palavras-chave
malária, Plasmodium vivax, CYP2D6, recorrência
Agradecimentos
Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEAM)
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Vanessa Karina Castro Godinho, Manuela Crispim Morais, Anne Cristine Almeida Gomes, Adriana Patricia Brelaz Lopez, Fábio Trindade Maranhão Costa, Gisely Cardoso de Melo