Dados do Trabalho
Título
Histórico da reintrodução do sarampo no Brasil e os desafios para a interrupção da circulação.
Objetivos(s)
O sarampo é uma doença imunoprevenível, altamente transmissível, que havia sido eliminada do Brasil, em 2016, quando o País recebeu o certificado de área livre do vírus, que foi reintroduzido em 2018, devido às baixas coberturas vacinais. O estudo teve por objetivo descrever a reintrodução do sarampo no Brasil e os desafios para a interrupção da circulação.
Relato do Caso
Material e Métodos: Estudo descritivo, cujos dados foram coletados no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), Boletim de Notificação Semanal e Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). Do Sinan foram incluídos os casos notificados, com classificação final sarampo, e do SIPNI as doses da vacina com componente sarampo. Estatística descritiva foi utilizada para análise dos dados. Resultados: O vírus endêmico do sarampo circulou de 2018 a 2022, no País, sendo o último caso confirmado em junho, no Amapá. Nesse período, foram confirmados cerca de 32.000 casos, em 26 Unidades Federadas (UF), 40 óbitos em sete UFs. Coberturas vacinais de dose 1 e dose 2, em todos os anos, abaixo da meta preconizada de 95%, e atingindo em média três indicadores de qualidade da vigilância das doenças exantemáticas por ano.
Conclusão
Considerando a semana epidemiológica (SE) 21 de 2023, o País está há 52 SE sem a confirmação de casos da doença. Um aspecto positivo, no entanto, também um desafio, é manter as equipes sensibilizadas na identificação de casos suspeitos de sarampo. Um Plano de Ação Nacional está em execução, com o objetivo de manter os serviços de saúde, serviços de vigilância e laboratoriais ativos e sensíveis na suspeição, manejo de casos da doença e medidas de controle, em tempo oportuno, na possibilidade de reintrodução do vírus, que circula de forma endêmica em diversas regiões do mundo.
Palavras-chave: Sarampo, Vigilância em Saúde, Cobertura Vacinal.
Área
Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Aline Ale Beraldo, Cíntia Paula Vieira Carrero, Josafá do Nascimento Cavalcante Filho, Luciana Oliveira Barbosa Santana, Maria Izabel Lopes, Nájla Soares Silva, Regina Célia Mendes dos Santos Silva, Rita de Cássia Ferreira Lins, Marcelo Yoshito Wada, Ana Catarina Melo Araujo, Greice Madeleine Ikeda Carmo