Dados do Trabalho
Título
Fauna parasitária de primatas não humanos mantidos em cativeiro na Amazônia
Introdução
Estudos sobre parasitos gastrointestinais em primatas não humanos mantidos em cativeiro apresentam grande relevância para o manejo preventivo, o que possibilita a realização de diagnóstico precoce, tratamento adequado e o controle de doenças parasitárias nestes animais. As coletas e análises parasitológicas se mostram de suma importância, pois viabilizam a identificação da ausência ou presença de parasitos mesmo sem a apresentação de sintomas característicos pelos animais, apoiando intervenções clínicas que levam à higidez do plantel.
Objetivo (s)
O presente estudo teve como objetivo identificar a incidência de parasitas intestinais em primatas não humanos mantidos em ambientes de criação e reprodução para fins de ensino, pesquisa e conservação no Centro Nacional de Primatas, Ananindeua, Pará.
Material e Métodos
Foram analisadas amostras de fezes de 200 recintos ocupados por primatas não humanos de seis famílias: Cebidae, Callitrichidae, Atelidae, Aotidae, Pithecidae e Cercopithecidae. Foram coletadas 10 gramas de fezes por recinto, sendo acondicionadas em líquido conservante por três dias consecutivos e, posteriormente, analisadas pelo método Hoffman.
Resultados e Conclusão
Das amostras analisadas, 47,1% foram positivas para, pelo menos, um parasito gastrointestinal. Além disso, 52% dos parasitas foram encontrados sozinhos e 48% estavam associados a algum outro parasita. Os protozoários encontrados pertenciam aos gêneros Entamoeba (39,7%), Endolimax (15%), Giardia (13,7%), Iodamoeba (12,3%) e Blastocystis (4,1%). Os helmintos que ocorreram pertenciam aos gêneros Strongyloides (32,8%), Ancylostoma (16,4%), Enterobius (4,1%), e Trichuris (4,1%). Em virtude da fauna diversa de parasitas identificada nos animais cativos do referido centro, concluiu-se que a análise parasitológica apresenta um papel fundamental para o controle sanitário na criação de primatas em cativeiro e que os resultados encontrados sugerem que os procedimentos operacionais envolvidos na higienização de ambientes, insumos e/ou alimentos fornecidos aos primatas devem ser reavaliados.
Palavras-chave
primatas, controle, protozoários, helmintos
Agradecimentos
Equipes da Samap e Salab do CENP
Área
Eixo 14 | Outro
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Ana Karolyna Ferreira Pereira, Sheila Tetsume Makiama, Marcone Helmer da Silva, Dojean Fróes Araújo, Cledja Nascimento Soares, José Hermenegenildo Viana, Izabela Roberta Pamplona Saldanha, Monique Tatiane Moraes Galvão, Amauri Michel Junglos