Dados do Trabalho


Título

Atividade pleiotrópica da CX3CL1 em fase aguda da infecção experimental pela cepa Y do Trypansosoma cruzi

Introdução

O protozoário Trypanosoma cruzi ao infectar hospedeiros vertebrados desencadeia uma resposta inflamatória exacerbada sistêmica e focal alterando a morfofuncionalidade, principalmente, do miocárdio. A compreensão do perfil celular e de mediadores inflamatórios envolvidos na imunopatogênese cardíaca torna-se fundamental para futuras intervenções farmacológicas ou para uso em prognóstico clínico. Neste sentido, a CX3CL1 é uma quimiocina com atividades biológicas mediadas pelo receptor CX3CR1, cuja ligação potencializa a adesão de células com perfil Th1 para o sítio inflamatório e, no caso da infecção por T. cruzi, favorecendo os danos teciduais.

Objetivo (s)

O presente estudo avaliará a participação da CX3CL1 na infecção aguda pela cepa Y do T. cruzi por intermédio do bloqueio alostérico (AZD8797) de seu receptor.

Material e Métodos

Para isso, 20 camundongos da linhagem C57BL/6 serão infectados, por via intraperitoneal, com 10³ formas tripomastigotas de T. cruzi (cepa Y), e agrupados em: (i) animais infectados e (ii) animais infectados tratados com 10mg/Kg de AZD8797, administrado por via intraperitoneal por 10 dias. Além da parasitemia e curva de sobrevivência, fragmentos de coração e músculo esquelético serão avaliados quanto à massa relativa, padrões histomorfométricos e quantificação de mediadores inflamatórios (TNF e IL-10), por imunoensaio enzimático.

Resultados e Conclusão

Resultados iniciais demonstram um atraso na detecção de parasitos circulantes e redução do perfil da curva de parasitemia para animais tratados com o AZD8797. Da mesma forma, a inibição do receptor AZD8797 induziu redução da massa relativa e da produção de TNF e IL-10 no tecido cardíaco, enquanto o uso de AZD8797 elevou a massa relativa e a produção de IL-10 no tecido muscular esquelético. Em conjunto estes dados indicam ações polarizadas e sítio-dependente para a CXCL1 na infecção por T. cruzi, o que sugere promissoras estratégias de controle para o prognóstico evolutivo na cardiopatia em modelo experimental.

Palavras-chave

Trypanosoma cruzi; inflamação; CX3CL1; CX3CR1; AZD8797

Agradecimentos

Capes, Fapemig, CNPq, UFOP, FINEP

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

Sirlaine Pio, Tatiana Prata Menezes, Vitória Louise, Bianca Alves Almeida Machado, Guilherme Costa de Paula, Vivian Walter, Daniel Malta, Natiele Carlos, Luiza Perucci, André Talvani