Dados do Trabalho


Título

Linfoma Cutâneo em Paciente com HTLV (relato de caso) 

Objetivos(s)

Resumo: Paciente do sexo feminino, 70 anos, com diagnóstico de HTLV e relato de aparecimento de lesões clássicas com remissão espontânea de Linfoma Cutâneo.

Introdução: A leucemia-linfoma de células T do adulto (ATLL) é uma doença linfoproliferativa agressiva de células T maduras, com características clínicas associada ao HTLV-1. A probabilidade de que pessoas com HTLV desenvolvam ATLL é estimada entre 3% a 5%. Para o diagnóstico de ATLL, subtipo linfoma, há necessidade da realização de biópsia de linfonodo ou de outro tecido, e na realização de imuno-histoquímica, a inclusão dos marcadores: CD3, CD4, CD5, CD7, CD8, CD25, CD30. São considerados: hemograma para análise de linfocitose e de células atípicas, citometria do sangue periférico, sorologia para a detecção de anti-HTLV e posterior confirmação com Western blotting e PCR.  Para as formas indolentes, não há evidência de que o tratamento precoce modifique o prognóstico, estando apenas em observação. 

Relato do Caso

Paciente idosa, 70 anos, com relato de aparecimento de lesões cutâneas de tipo papular em face ventral de braço direito em Março/2022 evoluindo a nódulo em 2 meses com consistência endurecida, violáceo e indolor de 3cm com remissão espontânea, e biopsia inconclusiva. Em 3 meses, refere inicio de lesões semelhantes em abdôme inferior e coxa esquerda onde Biopsia refere infiltrado linfoide composto por células pequenas ocupando a derme e estendendo-se até a hipoderme, com evidente epidermotropismo. Os mesmos regridem em 15 dias espontaneamente. É avaliada no HUPE pela Dermatologia e Hematologia onde foi feito sorologia para HTLV, resultando positivo. Encaminhada para o serviço de Infectologia do HUPE onde acompanhamos devido ser diagnóstico de HTLV Indolente Smoldering e com conduta expectante.

Conclusão

Trata-se de um relato de caso de uma paciente idosa, portadora de HTLV, que no período de 5 meses, relata aparecimento de lesões clássicas com remissão espontânea de Linfoma Cutâneo. O objetivo deste trabalho é mostrar relevância de aparecimento de lesões indolentes em paciente previamente hígidos e a importância de investigar incidência de HTLV, principalmente com lesões insidiosas ou não, além de apresentar sobre o conceito e diagnóstico do linfoma cutâneo de células T. Embora considerado como câncer de pele, é pouco abordado apesar dos sinais clínicos serem comuns em doenças inflamatórias. Os profissionais que atuam em Hematologia e Infectologia precisam conhecer essa condição para facilitar um diagnóstico precoce.

Agradecimentos

HUPE

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Nathália de Carvalho Leonardo, Gabriela Leite de Carmargo, Rodrigo Guimarães Cunha, Flavia de Freire Cassia, Ana Carolina de Azevedo Araújo, Marcio Neves Bóia, Anna Caryna Cabral