Dados do Trabalho


Título

Exposição nas redes sociais, percepção de risco, comportamentos preventivos e atitudes durante a pandemia de COVID-19 em La Paz, Bolívia: Um estudo transversal.

Introdução

As redes sociais desempenham um papel importante na difusão de informações e, durante a pandemia de COVID-19, podem ajudar a promover comportamentos preventivos, no entanto, seu papel e o caminho ainda não estão claros.

Objetivo (s)

Investigar a associação entre exposição nas redes sociais, percepção de risco, comportamentos preventivos e atitudes em relação à epidemia de COVID-19 na Bolívia.

Material e Métodos

Realizamos uma pesquisa online em La Paz e El Alto, Bolívia, durante abril e maio de 2020. O questionário examinou: fatores sociodemográficos, uso de redes sociais, percepção de risco, comportamentos preventivos, atitudes e disposição para usar uma vacina, caso estivesse disponível, no contexto da epidemia de COVID-19. Foi utilizada uma regressão logística para avaliar os fatores associados à percepção de risco e um modelo de equação estrutural (SEM) foi realizado para explorar o caminho da relação entre exposição nas redes sociais, percepção de risco e comportamentos preventivos e atitudes.

Resultados e Conclusão

Entre os 886 participantes, a maioria era jovem adulto, entre 18 e 25 anos (73%), e 577(65%) eram mulheres. Durante a semana anterior à pesquisa, 387(44%) relataram exposição frequente ou constante a informações sobre COVID-19 nas redes sociais. Além disso, 304(34%) foram categorizados como tendo uma percepção de alto risco. As análises multivariáveis mostraram que ser mulher (aOR=1,5, IC95% 1,1-2,1) e ter alta exposição a informações sobre COVID-19 nas redes sociais (aOR=2,5, IC95% 1,3-5,3) estavam associados a uma percepção de risco mais alta para COVID-19. Além disso, os resultados do SEM indicaram que a percepção de risco está associada à adoção de comportamentos e atitudes preventivas (β=0,61, p<0,001), incluindo a aceitação de uma vacina, caso estivesse disponível (β=0,39, p<0,001).
A exposição às informações sobre COVID-19 nas redes sociais influencia a adoção de atitudes e comportamentos preventivos por meio da formação da percepção de risco. Este estudo tem um viés de seleção devido à necessidade de acesso à internet. Entretanto possui uma amostra significativa de usuários de redes sociais e é um dos primeiros a avaliar a aceitação vacinal. Compreender o papel das redes sociais durante a pandemia pode ajudar os formuladores de políticas e comunicadores a desenvolver melhores estratégias de comunicação que permitam que a população adote comportamentos e attitudes adequados.

Palavras-chave

COVID, Redes sociais; Percepção de risco

Agradecimentos

Os autores gostariam de agradecer aos participantes pelo apoio e colaboração.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Juan Pablo Aguilar Ticona, Marinalda Lídia López Jaldin, Blanca Nina Canaviri, Luisa Fabiola Portugal Escalante, Angela M. C. Alanes Fernández, Diana Reyna Zeballos Rivas