Dados do Trabalho


Título

Varicella zoster e Monkeypox: diagnóstico laboratorial diferencial

Introdução

Mpox, também conhecida como “Varíola M”, é uma zoonose causada pelo vírus Monkeypox (MPXV). As lesões de pele do Mpox podem ser confundidas com outras doenças exantemáticas, incluindo Varicela (Catapora). Varicela é uma infecção viral primária, aguda, altamente contagiosa, sendo seu agente etiológico o Vírus Varicella zoster (VZV). Mpox e Varicela são doenças autolimitadas e altamente transmissíveis. Estas infecções são transmitidas de pessoa a pessoa, através de contato direto, gotículas e fômites. O Mpox também apresenta uma alta transmissibilidade por meio de contato direto com lesões infecciosas ou úlceras mucocutâneas, inclusive durante a atividade sexual.

Objetivo (s)

Verificar a freqüência dos vírus e MPXV e VZV de amostras encaminhadas para o LACEN-BA no período de outubro de 2022 até Março 2023.

Material e Métodos

O diagnóstico molecular foi realizado a partir de amostras clínicas (swabs de material vesicular e tecido de lesão de pele) por meio da detecção de gene específico do DNA dos vírus MPXV e VZV por PCR em tempo real, utilizando o kit Molecular Multiplex OPXV/MPXV/VZV/RP Bio-Manguinhos®, de acordo com as orientações do fabricante.

Resultados e Conclusão

Foram analisadas 5.008 amostras com suspeita clínica inicial para Mpox, nas quais foi realizado o diagnóstico diferencial para Varicela. Os resultados obtidos apontaram uma positividade de 9,80% (n=491) para Varicela e de 4,37% (n=219) para Mpox, sendo o sexo masculino mais acometido. Observou-se uma maior ocorrência de Varicela em indivíduos de 10-19 anos, enquanto o perfil dos resultados positivos para Mpox foi predominante em adultos de 30-40 anos. Mais da metade das amostras detectáveis (58%) para MPXV foram provenientes de adultos do sexo masculino com idade entre 20 a 40 anos. Os resultados confirmados para Varicela superaram em mais de 100% os resultados detectáveis do MPXV. Neste sentido, o diagnóstico clínico para infecções com sinais e sintomas semelhantes pode ser impreciso, sendo de extrema importância o diagnóstico laboratorial para determinar o agente etiológico da doença, a fim de subsidiar as ações de vigilância epidemiológica, assim como o tratamento da infecção.

Palavras-chave

Monkeypox, Varicella zoster, PCR em tempo real, Infecção.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Ana Catarina Martins Reis, Leonardo Freire Santiago, Bruna Laís Santos de Jesus, Eline Carvalho Pimentel, Vanessa Sousa Zanardi Fucs, Aline Salomão Araújo , Felicidade Mota Pereira