Dados do Trabalho


Título

Acidentes por Ofídios no Estado da Bahia: Análise Epidemiológica

Introdução

Acidentes por ofídios é um relevante problema de saúde pública devido sua morbimortalidade e frequência especialmente em regiões tropicais. Apresenta-se como consequência das invasões humanas em áreas urbanas e rurais. A incidência dos gêneros danosos é composta por Bothrops, Crotalus, Elapídico e Laquético, em que cada variedade corresponde à expressão de potenciais sinais e sintomas. Alguns eventos podem ocorrer quando os ofídios sentem-se ameaçados, os quais podem ser desde arranhaduras e/ou perfurações com ou sem envenenamento podendo chegar até a dilaceração dos tecidos.

Objetivo (s)

Analisar dados de perfil epidemiológico, mortalidade e morbidade por ofidismo no estado da Bahia.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo ecológico dos acidentes por serpente notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) no período de 2013 a 2022. Enquanto que no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) foram colhidos dados de acidentes por contato com serpentes e lagartos venenosos, no período de 2013 a 2021, essa diferença se deu pela disponibilidade de categorização de dados de cada sistema. Utilizou-se, para tabulação dos dados e análises, o software Microsoft Excel 2010. Medidas de tendência central, frequências absolutas e relativas foram utilizadas para análise estatísticas dos dados.

Resultados e Conclusão

Resultados: O Coeficiente de Incidência e Mortalidade total, para cada 100.000 habitantes, foram de 191,73 e 0,89, respectivamente, sendo de 0,47% a letalidade. Os acidentes foram mais frequentes entre os homens, 74,6%, a faixa etária com mais acidentados em ambos os sexos é a idade economicamente ativa, dos 20 aos 64 anos, destacando-se o grupo de 35 a 49 anos. Os óbitos notificados no SINAN foram 134, enquanto que no SIM foram notificados 104 mortes, que também incluem acidentes com lagartos. Quanto à evolução, houve 78,3% de cura e 21,1% não foram acompanhados. O gênero de serpente que obteve recorrência significativa entre os demais foi o Botrópico, 67,3%.
Conclusão: O perfil epidemiológico evidencia que acidentes por ofídios na Bahia ocorrem com maior frequência em homens em idade economicamente ativa. A taxa de letalidade é baixa, apontando efetividade no tratamento ao ofidismo.

Palavras-chave

Epidemiologia; Ofidismo; Medicina.

Área

Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Maria Clara Simas Dreger Evangelista, Gabriella Moreira Requião, Maria Fernanda Seixas Oliveira, Samantha Habib Miguel Bomfim Ferreira, Ingrid de Menêses Dantas, Lis Armede de Matos, Anna Caroline Menezes Vasconcelos Negreiros, Carolina de Carvalho Lima Batista, Felipe Eustaquio dos Santos Guedes, Magno Conceição das Merces