Dados do Trabalho


Título

Imóveis fechados: um risco desconhecido de Aedes aegypti

Objetivo (s)

Identificar a relação entre imóveis visitados pelos agentes de combate as endemias, fechados e positivos para Aedes aegypti.

Material e Métodos

Estudo transversal, realizado em 34 quarteirões (3.690 imóveis) do bairro Granja Portugal, Fortaleza, Ceará, de fevereiro a maio de 2018. Objetivou-se visitar 100% dos imóveis da região para a pesquisa de formas imaturas de Aedes aegypti. Os dados foram consolidados em quarteirões, verificado o quantitativo de imóveis fechados e com presença de Aedes aegypti em cada um. Foram calculadas as frequências e categorizados o Índice de Infestação Predial (IIP) em Baixo (<1,0), Médio (1-3,9) e Alto (>3,9) e frequência de imóveis fechados em aceitável (<20%) e não aceitável (>20%).

Resultados e Conclusão

Foram identificados 170 imóveis positivos em 31 quarteirões. Quanto ao IIP, 58,8% dos quarteirões apresentaram risco para epidemias (20) e 29,4% em alerta (10). Ocorreram 580 (15,72%) imóveis fechados. Onze quarteirões tiveram mais de 20% de imóveis fechados (32,4%), destes 5 tiveram índices altos e 3, médios. Conclusão: A presença de imóveis fechados e positivos na Granja Portugal representam um alto risco de epidemia na região. Assim, a instituição de medidas que permitam as visitas aos imóveis fechados é uma ação importante que contribui com uma melhor identificação de riscos numa determinada região e garante melhor cobertura da área a ser pesquisada e trabalhada.

Palavras-chave

Controle de Vetores de Doenças. Aedes.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Suyanne Freire de Macêdo, Francisca Jessika Nunes de Moura, José Wellington de Oliveira Lima