Dados do Trabalho


Título

Monitoramento da suscetibilidade de Triatoma brasiliensis Neivai, 1911 (Hemiptera: Reduviidae), a deltemetrina no município de Jaguaruana, Ceará

Objetivo (s)

Monitorar a suscetibilidade de populações de Triatoma brasiliensis procedentes de áreas endêmicas para doença de Chagas no município de Jaguaruana, Ceará, ao inseticida deltametrina.

Material e Métodos

Análise por meio de Bioensaios por aplicação tópica em 10 populações de Triatoma brasilisensis oriundos de cinco áreas rurais do município de Jaguaruana, Ceará: Latadas, Cipriano Lopes, Jenipapeiro, Quixabinha e João Duarte. Diluições em série de deltametrina foram preparadas a partir da solução mãe grau técnico diluído em acetona (PA) e aplicadas no dorso ou ventre de ninfas I estádio da geração F1 de T. brasiliensis com auxílio de uma microseringa Hamilton acoplada a dispensador automático de mesma marca (volume de 0,2 μL de solução por aplicação). Para cada dose da população de campo foram utilizadas 30 ninfas, assim, um número total de 240 ninfas para cada população. Nos insetos do grupo controle foi aplicada somente acetona em 15 ninfas por dose. A cepa susceptível utilizada como referência para T. brasilisensis foi procedente do município de Umari (CE) sendo definida por Obara (2010). A partir das curvas de mortalidade foram determinados a Dose Letal 50 (DL50) que mata 50% da população testada e a Razão de Resistência (RR). Os dados de mortalidade obtidos nos ensaios biológicos, foram utilizados em análise probit para o cálculo da dose letal 50% (DL50) para cada linhagem (localidade). Nas análises foi utilizado o programa Probit Analisys (Raymond, 1985).

Resultados e Conclusão

Os bioensaios descreveram uma DL50 que variou de 0,296 (0,274– 0,319) a 0,452 (0,415– 0,485) e as razões de resistência (RR50) entre 1,01 a 1,55. A localidade de Jenipapeiro (JaJenP30) apresentou a menor DL 50 e Quixabinha (JaQuiP27) a maior. As populações de triatomíneos das localidades de Cipriano Lopes (JaCiLP26), Latadas (JaLaP116) e Quixabinha (JaQuiP27) apresentaram diferenças significativas na DL50 com a população de referência (TsREF), quando os limites de confiança foram sobrepostos ao nível de 95%. Neste trabalho detecta-se pequenas alterações de suscetibilidade e baixos níveis de resistência nas populações de T. brasiliensis testadas, no entanto, as alterações temporais de suscetibilidade deverão ser continuamente monitoradas, a fim de nortear adequadamente as ações de controle dos vetores da DC.

Palavras-chave

Resistência a inseticidas, Triatoma brasiliensis, Piretróide.

Agradecimentos

Universidade Federal do Ceará; Secretaria de Saúde do Estado do Ceará; Secretaria Municipal de Saúde de Jaguaruana.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

LUIZ OSVALDO RODRIGUES SILVA, ROBERTA PAULA OLIVEIRA, ANTÔNIO SILVA LIMA NETO, CLAÚDIA MENDONÇA BEZERRA, JORG Luiz HEUKELBACH