Dados do Trabalho


Título

Avaliação in vitro da ação do tiabendazol e levamisol contra vermes jovens e adultos de Schistosoma mansoni

Introdução

O tratamento da esquistossomose é um desafio, tendo em vista que o praziquantel (PZQ) continua sendo a droga preconizada pela OMS contra a infecção do Schistosoma em humanos. No entanto, o PZQ apresenta como limitação a ineficácia contra os vermes jovens do Schistosoma mansoni, além do uso continuado desse medicamento poder provocar a resistência do parasito e inviabilizar tratamentos futuros.

Objetivo (s)

Avaliar a ação das drogas tiabendazol (TBZ) e levamisol (LVZ) contra os vermes jovens e adultos de S. mansoni.

Material e Métodos

Para determinar a viabilidade dos vermes jovens de S. mansoni, esquistossômulos-NTS, tratamos com TBZ e LVZ, adotamos como controles o PZQ (3μg/mL) e o DMSO a 0,3%. Foram avaliadas as mudanças fenotípicas pelo microscópio óptico e os NTS receberam escores de 3-0 (3, NTS móveis sem mudanças na morfologia e na motilidade; 2, redução na motilidade e/ou alteração no tegumento; 1, severa mudança da motilidade e/ou alteração de tegumento; 0, NTS mortos. As drogas foram distribuídas em seis concentrações que variaram (20,4 mM a 1,02mM-100μg/mL a 5 μg/mL) no LVZ, (20 mM a 1mM-100μg/mL a 5 μg/mL) para o TBZ e analisadas nos intervalos de 3h, 24h, 48h e 72h. A avaliação in vitro contra os vermes adultos (CEUA IAM-145/19), avaliou cada fármaco em 3 condições por poço: 4 vermes machos, 4 fêmeas e 2 casais. Adotou-se as mesmas condições do ensaio contra NTS e o monitoramento com intervalos de 24h, avaliando a atividade motora, oviposição, morfologia e mortalidade.

Resultados e Conclusão

A avaliação in vitro da ação TBZ e LVZ contra os vermes jovens provocaram a mortalidade de apenas 4,1% e 3,5% dos parasitas, respectivamente. No entanto, o TBZ (20mM) provocou severa diminuição de motilidade e o LVZ (20,4mM) diminuiu a motilidade e provocou granulação no tegumento. O PZQ e DMSO não provocaram mortalidade dos NTS, mas, o PZQ provocou intensa granulação tegumentar. Os achados de TBZ e LVZ contra os vermes adultos foram um pouco melhores dos achados contra os NTS com percentual de mortalidade de 33,3% e 8,3% respectivamente, diferenciando apenas para o tratamento com o PZQ que provocou mortalidade de 100% dos vermes. O tiabendazol e levamisol demonstram, in vitro, baixa atividade esquistossomicida, sendo necessário a continuidade na busca de novos candidatos com a capacidade anti-parasitária em ambas as formas, larval e adulta que resultem na aplicação de estudos in vivo.

Palavras-chave

praziquantel, levamisol, tiabendazol e Schistosoma mansoni

Agradecimentos

O estudo foi financiado pelo Instituto Aggeu Magalhães, CAPES e FACEPE.

Área

Eixo 07 | Helmintíases

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Cícero Jádson Da Costa, Juliana Ellen de Melo Gama, Elane Beatriz de Jesus Oliveira, Alex José de Melo Silva, Roni Evêncio De Araújo, Danielle Maria Nascimento Moura, Sheilla Andrade De Oliveira