Dados do Trabalho


Título

Caracterização taxonômica das espécies causadoras da leishmaniose tegumentar em pacientes atendidos no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fundação Oswaldo Cruz, de 2016 a 2021

Introdução

As leishmanioses são doenças infecciosas que acometem o ser humano e animais e são causadas por diferentes espécies de protozoários do gênero Leishmania. A caracterização das espécies é um dado útil para orientação do tratamento e das ações que envolvem a vigilância epidemiológica. A eletroforese de isoenzimas é um método considerado padrão de referência na identificação de parasitos do gênero Leishmania.

Objetivo (s)

Caracterizar as espécies causadoras da leishmaniose tegumentar na população humana atendida no INI-FIOCRUZ de 2016 a 2021.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo seccional retrospectivo envolvendo uma coorte de pacientes humanos diagnosticados com LT no LaPClinVigiLeish/INI/Fiocruz nos últimos 6 anos. De 2016 a 2021, 176 pacientes foram diagnosticados com leishmaniose no INI-Fiocruz, destes 112 tiveram cultura positiva para Leishmania spp, 97 possuíam massa parasitária e 90 espécies de Leishmania foram caracterizadas.

Resultados e Conclusão

Pela técnica de isoenzimas 88 amostras foram caracterizadas como Leishmania braziliensis. Por PCR RFLP foram caracterizadas duas amostras, sendo uma pela digestão enzimática HAEIll como Leishmania braziliensis e outra pela enzima BSTUl como Leishmania naiffi. Em relação ao local provável de infecção,124 pacientes foram do estado do Rio de Janeiro, 43 de outros estados brasileiros e 10 foram de locais indeterminados. O georreferenciamento foi realizado pelo Google Maps (n=120), Bing Maps (n=42) e Openstreet Map (n=15). Esses dados serão utilizados para confecção de mapas temáticos com a distribuição das espécies de Leishmania.no estado e município do Rio de Janeiro. A caracterização das espécies de Leishmania é importante não só para o tratamento, mas também para direcionar medidas mais eficazes de vigilância e controle da doença.

Palavras-chave

Leishmaniose Tegumentar, Caracterização taxonômica, Isoenzimas, Georreferenciamento.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Jayane Gonçalves Nascimento, Andreza Pain Marcelino, Elizabeth Cristina Araujo Ferreira da Silva, Luanna da Silva Ventura, Fernanda Araújo da Silva Sales, Aline Fagundes da Silva, Luciana de Freitas Campos Miranda