Dados do Trabalho


Título

APRENDIZADOS COM A PANDEMIA DE COVID-19: A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE.

Introdução

O Brasil figura entre os países com alta carga de TB e coinfecção TB/HIV. A pandemia de COVID-19 impactou os serviços de TB, resultando em um declínio na detecção de TB e um aumento nas mortes por TB no Brasil. Apesar de ter o 2º maior número de mortes por COVID-19, o governo nunca impôs medidas restritivas e/ou "lockdown", contudo foram desenvolvidas algumas estratégias para o enfrentamento a COVID-19 com ações que foram implementadas em nível federal, estadual e municipal.

Objetivo (s)

Realizamos uma pesquisa entre profissionais de saúde para entender sua perspectiva sobre o impacto nos serviços de TB e as lições aprendidas com a pandemia de COVID-19 que podem qualificar as estratégias de enfrentamento e os programas de TB.

Material e Métodos

Esta pesquisa é parte integrante do estudo IMPAC19TB realizado na Rússia, Índia, África do Sul e Brasil. Aplicamos um questionário objetivo, as entrevistas foram presenciais e através de plataformas digitais, sendo que as questões procuravam comparar os serviços antes e durante a pandemia, bem como a barreiras de acesso enfrentadas neste período. Gestores, chefes de programas de TB e trabalhadores dos serviços de saúde vinculados a serviços de TB e COVID-19 foram considerados elegíveis.

Resultados e Conclusão

Foram incluídos 262 respondentes das 5 regiões do país. A maioria era enfermeira (51%) e trabalhava em serviços públicos de saúde (79%). Os participantes sugeriram que os serviços de TB foram os mais afetados pela COVID-19 (56%). Para 74% menos pacientes acessaram os serviços de TB e para 68% dos serviços de TB pioraram.
Apenas 35% dos entrevistados identificam lições, a maioria das quais são intervenções não clínicas e relacionadas a maior facilidade de implementação do uso da máscara (86%), distanciamento físico (73,5%) e rastreamento de contatos (85%). No Brasil, a oposição do Governo Federal à orientação global levou à desarticulação das respostas implementadas nos níveis estadual e municipal somada a ausência de políticas públicas robustas e articuladas e a disputa por narrativas dificultam a percepção de possíveis lições. Os profissionais de saúde apontam o impacto da pandemia de COVID-19 nos serviços de TB. Contudo, a pandemia de COVID-19 tornou tangível a importância das estratégias não clinicas para o controle da TB, tais como o uso de máscaras, rastreamento de contatos. A ausência de políticas públicas robustas e articuladas e a disputa por narrativas tornam menos evidentes as possíveis “lições”.

Palavras-chave

TUBERCULOSE COVID-19 POLITICAS PÚBLICAS

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

CARLA PATRICIA GOMES DE ALMEIDA, Anete Trajman