Dados do Trabalho
Título
Diversidade de bactérias de interesse médico nas superfícies de ambiente hospitalar: uma metanálise.
Introdução
O Ministério da Saúde denota que a taxa de infecção hospitalar é persistente nos serviços de saúde, atingindo cerca de 14% das internações no Brasil. Essas infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) têm como principais vias de transmissão insetos, contato humano, sistemas de condicionamento de ar e água, equipamentos, bancadas e as mais diversas superfícies do ambiente hospitalar. Para esse estudo, torneiras e maçanetas do ambiente hospitalar foram escolhidas porque nelas há formação de biofilmes com diversas espécies de microrganismos.
Objetivo (s)
Conhecer as espécies bacterianas presentes nas superfícies de torneiras e maçanetas de ambientes hospitalares.
Material e Métodos
A primeira etapa do estudo consistiu em uma revisão de literatura sistemática, na qual utilizou-se como estratégia de busca as seguintes bases de dados: Scielo, PubMed e Google Scholar. Foram incluídos artigos com preferência por estudos transversais descritivos, de natureza exploratória, com uma janela temporal dos anos 2000 até a atualidade e que tivessem como foco superfícies de torneiras e maçanetas do ambiente hospitalar. Em seguida, foi realizada uma análise quantitativa por meio de metanálise, em que foi produzida uma matriz MxN, contendo as espécies bacterianas e as superfícies hospitalares que foram encontradas. Por fim, os metadados foram analisados no programa Ucinet.
Resultados e Conclusão
Após a comparação dos resumos e leitura na íntegra dos artigos, 19 estudos foram finalmente incluídos. Os microrganismos citados nos estudos foram tabulados, mostrando uma predominância da Pseudomonas aeruginosa com prevalência de 23,2% , seguido de Staphylococcus aureus e Staphylococcus coagulase negativa com 9,3% cada espécie. A análise de cluster indica que há mais similaridade entre maçanetas e torneiras automáticas que entre torneiras manuais. Isso indica que o maior número de interação ocorre entre bactérias e essa última superfície. Também que torneiras automáticas apresentam menor interação com bactérias, esse fato proporciona maior segurança aos pacientes nos hospitais. De acordo com os dados obtidos conclui-se que há carência de pesquisa nessa temática e que a substituição de torneiras manuais por torneiras automáticas pode trazer menos risco de contaminação aos pacientes em hospitais.
Palavras-chave
infecção hospitalar; infecção nosocomial; superfície hospitalar; bactérias.
Agradecimentos
Agradecimento ao corpo docente da Universidade Estadual do Tocantins, em especial à professora Nádia Stefanine, que tornou essa apresentação possível.
Área
Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Rebecca De Sousa Prates, Adolfo Da Silva Melo